Produção de Carne Bovina Orgânica: Uma Avaliação dos Impactos Socioeconômicos na Região do Pantanal do Brasil

  • Daniel Almeida Lopes Neves Universidade de Brasília (UnB)
  • João Paulo Guimarães Soares EMBRAPA Cerrados
  • José Márcio Carvalho Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: agroecologia, emprego, renda, saúde, sustentabilidade, carne orgânica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos sociais da transição agroecológica da produção de carne bovina convencional para orgânica, em unidades de produção no Brasil, pelo método Ambitec, desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente. Foram avaliadas nove unidades de produção no Estado do Mato Grosso do sul que integram os únicos 18 produtores brasileiros de carne bovina orgânica. Os dados para o levantamento foram obtidos por meio de questionários aplicados aos representantes das propriedades avaliadas que atribuíram a cada variável estudada um valor que representou a alteração proporcionada pela transição agroecológica dos sistemas. Após a inserção dos coeficientes de alteração de cada variável dos indicadores por unidade de produção, o coeficiente de impacto foi automaticamente calculado por meio da planilha Ambitec. O manejo orgânico da produção quando comparado ao convencional proporcionou um impacto social positivo, sendo as maiores contribuições proporcionadas pelos efeitos positivos dos seguintes indicadores: Capacitação (µ = 9,69) Geração de renda (µ = 13,75), Dedicação e Perfil do Responsável (µ = 12,86) e o Relacionamento Institucional (µ =12,19). Na análise de grupamento os produtores 1, 6 e 7 obtiveram maior média índice geral do ímpacto social da produção orgânica, (µ = 6,83).

Biografia do Autor

Daniel Almeida Lopes Neves, Universidade de Brasília (UnB)
Economista; Mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília (UnB), Brasil.
João Paulo Guimarães Soares, EMBRAPA Cerrados
Doutor em Zootecnia (Produção Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Jaboticabal); Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA Cerrados, Brasil.
José Márcio Carvalho, Universidade de Brasília (UnB)
Doutor em Comércio Internacional pela University of Reading, Inglaterra; Docente de Internacionalização de Negócios, na Universidade de Brasília (UnB), Brasil.
Publicado
2016-03-31
Seção
Agronegócio