Aplicação de Modelagem Matemática para Otimização da Logística de Exportação do Milho do Estado do Mato Grosso

  • Andréa Leda Ramos de Oliveira UNICAMP
  • Calistênia Mascarenhas
  • Bruna Fernanda Ribeiro Lopes
  • Cristiano Morini
Palavras-chave: Intermodalidade, Matriz Origem-Destino, Rotas Logísticas

Resumo

O objetivo do presente trabalho é estimar os fluxos das principais rotas do milho brasileiro produzido no Estado do Mato Grosso com destino à exportação. As estimativas foram feitas por meio de um modelo matemático baseado em matrizes origem-destino e avaliaram-se dois cenários: no primeiro analisou-se apenas as rotas que utilizam o modal rodoviário e, no segundo, acrescentaram-se rotas intermodais selecionadas. Como principais resultados, tem-se que o Porto de Santos é o principal destino da rota de exportação do milho mato-grossense, seguido pelo Porto de Paranaguá. No cenário dois, com a inclusão das opções intermodais de escoamento, a função objetivo teve uma redução de 6,3%. A rota rodo-hidroviária com destino ao Porto de Santarém/Manaus possui destacada vantagem competitiva, em termos de custos logísticos, para o milho produzido no Norte do Mato Grosso. Também se observou que a intermodalidade é uma das melhores formas para se alcançar uma maior eficiência na cadeia do milho, pois, além de reduzir os custos com frete, poderá refletir vantagens competitivas no mercado internacional.

Biografia do Autor

Andréa Leda Ramos de Oliveira, UNICAMP
Docente do curso de Engenharia Agrícola da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), Brasil.
Calistênia Mascarenhas
Mestre em Pesquisa Operacional pela Faculdade de Ciências Aplicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas (SP), Brasil.
Bruna Fernanda Ribeiro Lopes
Mestre em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas (SP), Brasil
Cristiano Morini
Docente do curso de Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas (SP), Brasil; Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba (SP), Brasil.
Publicado
2015-11-18
Seção
Agronegócio