Aplicação de Modelagem Matemática para Otimização da Logística de Exportação do Milho do Estado do Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9168.2015v8n3p505-522Palavras-chave:
Intermodalidade, Matriz Origem-Destino, Rotas LogísticasResumo
O objetivo do presente trabalho é estimar os fluxos das principais rotas do milho brasileiro produzido no Estado do Mato Grosso com destino à exportação. As estimativas foram feitas por meio de um modelo matemático baseado em matrizes origem-destino e avaliaram-se dois cenários: no primeiro analisou-se apenas as rotas que utilizam o modal rodoviário e, no segundo, acrescentaram-se rotas intermodais selecionadas. Como principais resultados, tem-se que o Porto de Santos é o principal destino da rota de exportação do milho mato-grossense, seguido pelo Porto de Paranaguá. No cenário dois, com a inclusão das opções intermodais de escoamento, a função objetivo teve uma redução de 6,3%. A rota rodo-hidroviária com destino ao Porto de Santarém/Manaus possui destacada vantagem competitiva, em termos de custos logísticos, para o milho produzido no Norte do Mato Grosso. Também se observou que a intermodalidade é uma das melhores formas para se alcançar uma maior eficiência na cadeia do milho, pois, além de reduzir os custos com frete, poderá refletir vantagens competitivas no mercado internacional.Downloads
Publicado
2015-11-18
Como Citar
Oliveira, A. L. R. de, Mascarenhas, C., Lopes, B. F. R., & Morini, C. (2015). Aplicação de Modelagem Matemática para Otimização da Logística de Exportação do Milho do Estado do Mato Grosso. Revista Em Agronegócio E Meio Ambiente, 8(3), 505–522. https://doi.org/10.17765/2176-9168.2015v8n3p505-522
Edição
Seção
Agronegócio
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