Variação Sazonal na Dieta ne Astyanax aff. paranae Eigenmann, 1914 em uma Região de Cabeceira na Bacia do Rio Ivaí

  • Nathalie Regina de Carvalho Fap - Faculdade de Apucarana
  • Fagner de Souza UEM
  • Gabriel de Carvalho Deprá Universidade Estadual de Maringá
  • Rodrigo Francklin da Silva Fap - Faculdade de Apucarana
Palavras-chave: Alto Rio Paraná, Bacia do Rio Ivaí, Lambari, Recursos Alimentares, Sazonalidade

Resumo

A ecologia trófica permite compreender mais intimamente as características ecológicas específicas de cada organismo, como as formas de forrageio e as inter-relações com outros organismos. Para entender a estrutura de um ecossistema vários fatores ecológicos podem ser analisados, um destes fatores pode ser o estudo dos recursos alimentares, quanto à origem dessas fontes, as relações com as áreas adjacentes e as variações sazonais. O objetivo deste trabalho foi de quantificar e analisar a dieta de A. aff. paranae entre os períodos sazonais, testando a hipótese de que a dieta da espécie se altera em períodos sazonais diferentes. Foi realizado o método volumétrico e calculado o índice alimentar (iai) comparando a dieta entre os períodos amostrados. Diferenças foram encontradas entre os períodos, principalmente em relação aos recursos alimentares na dieta da espécie, sendo que os recursos de maior representatividade no período de seca foram os de origem autóctones e no período de chuva, principalmente os de origem alóctones. A formação de remansos no período de seca e a imprevisibilidade ambiental neste tipo de ecossistema são responsáveis pela alteração da dieta e a seleção de organismos neste ambiente.

Biografia do Autor

Nathalie Regina de Carvalho, Fap - Faculdade de Apucarana
Biologa formada pela FAP - Faculdade de Apucarana.
Fagner de Souza, UEM
Biólogo, Mestre em Biologia das Interações Orgânicas pelo Programa de Biologia Comparada, Doutorando em Ciências Ambientais pelo Programa Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais Áreas específicas: Sistemática e Ecologia de Peixes de Água Doce; Ecologia de Macro invertebrados bentônicos; Alimentação de Peixes; Ecomorfologia de Peixes.
Gabriel de Carvalho Deprá, Universidade Estadual de Maringá
Biologo, mestre em Ciências Ambientais pelo Programa Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, doutorando em Biologia das Interações Orgânicas pelo Programa de Biologia Comparada.
Rodrigo Francklin da Silva, Fap - Faculdade de Apucarana
Biologo, Docente da Fap - Faculdade de Apucarana.
Publicado
2015-11-18
Seção
Meio Ambiente