Responsabilidade Social e Ambiental: Análise dos Impactos Ambientais de Transporte dos Relatórios Anuais e de Sustentabilidade das Empresas Brasileiras

  • Mara Vogt Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Larissa Degenhart Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Fabricia Silva da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau - FURB
Palavras-chave: Evidenciação ambiental, Relatórios de Sustentabilidade e Anuais, Transporte.

Resumo

Este estudo objetiva analisar a responsabilidade social e ambiental das empresas brasileiras sobre os impactos ambientais de transporte evidenciados nos Relatórios de Sustentabilidade e Relatórios Anuais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa por meio de análise documental. A população da pesquisa compreende as 100 empresas pertencentes ao Índice Brasil 100 e a amostra do estudo foi composta por 97 destas empresas. Foram verificados critérios e subcritérios com diferentes escalas sobre o aspecto transporte nos Relatórios Anuais e de Sustentabilidade no período de 2010 a 2013. Calculou-se o peso da informação por meio da entropia e após aplicou-se o método Displaced Ideal - DI para a elaboração dos rankings. A partir dos resultados, constatou-se que, no que tange ao ranking, as empresas que evidenciaram ao menos uma informação nos anos analisados sobre o aspecto transporte foram: Copel, CPFL Energia, Eletropaulo, Fibria, Natura, P. Açúcar e Petrobras. Conclui-se que, mesmo que as empresas analisadas apresentaram um aumento gradativo na divulgação de informações ambientais em seus relatórios de um ano para o outro, estas devem se preocupar e divulgar mais informações relacionadas ao aspecto transporte. Além disso, conclui-se que as empresas devem divulgar mais informações em relação aos critérios de avaliação dos impactos e sobre a redução de impactos no que tange às metas. Deste modo, é importante que as empresas divulguem suas informações ambientais sobre o aspecto transporte, com vistas a melhorar sua transparência e responsabilidade social e ambiental perante a sociedade.

Biografia do Autor

Mara Vogt, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Doutorandas em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau (SC), Brasil.
Larissa Degenhart, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Doutorandas em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau (SC), Brasil.
Fabricia Silva da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Docente do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.
Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Docente do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, (SC), Brasil.
Publicado
2016-10-31
Seção
Meio Ambiente