Padrões de Distribuição e Ocorrência do Ictioplâncton no Médio Rio Xingu, Bacia Amazônica, Brasil

  • Diego Maia Zacardi Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Silvana Cristina Silva da Ponte Universidade Federal do Oeste do Pará
Palavras-chave: Amazônia Oriental, Ovos e larvas, Peixes, Preservação, Variáveis ambientais.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a abundância e distribuição do ictioplâncton na região da ‘Volta Grande do Xingu’, Pará, Brasil. As coletas foram realizadas em 04 campanhas durante as fases do ciclo hidrológico local, distribuídas em 16 estações de amostragens. Foram capturados 95 ovos e 398 larvas de peixes, classificadas em 25 táxons, pertencentes a 05 ordens, 16 famílias, 19 gêneros e 18 espécies, dentre as quais 09 são utilizadas como fonte de renda, alimento e subsistência da população local. A maior captura de ovos e larvas foi observada no período noturno, especialmente em locais próximos a bancos de areia, boca de lagos e ao longo dos tributários. Os dados evidenciaram um padrão sazonal, em que a elevada abundância do ictioplâncton esteve relacionada ao pulso de inundação e a pluviosidade local, as demais variáveis (T°, pH, OD e condutividade) também influenciaram de forma diferentemente a distribuição do ictioplâncton. Os resultados revelaram que a área estudada é utilizada como área de desova, criação e dispersão de ovos e larvas de uma variedade de espécies de peixes, evidenciando a necessidade de sua preservação.

Biografia do Autor

Diego Maia Zacardi, Universidade Federal do Oeste do Pará
Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil; Docente do curso de Engenharia de Pesca, Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, PA, Brasil.
Silvana Cristina Silva da Ponte, Universidade Federal do Oeste do Pará
Graduada em Engenharia de Pesca pelo Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém (PA), Brasil.
Publicado
2016-10-31
Seção
Meio Ambiente