REVISTA ORGANIZACIONAL DE UMA AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DA TEMÁTICA AMBIENTAL

  • Fábio Freitas dos Santos UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de Tupã
  • Angélica Góis Morales UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de Tupã
  • Cristiane Hengler Correa Bernardo UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de Tupã
Palavras-chave: omunicação corporativa, Meio ambiente, Agroindústria sucroalcooleira, Revista empresarial.

Resumo

A revista organizacional tem sido utilizada como veículo de comunicação por diversas empresas, dentre elas as agroindústrias sucroalcooleiras, para fins de divulgar suas ações ao seu público. Considerando a importância do papel que a revista organizacional pode exercer no âmbito empresarial, este artigo buscou analisar a temática ambiental veiculada em uma revista organizacional distribuída por uma agroindústria sucroalcooleira do interior do Estado de São Paulo. A análise foi realizada por meio da análise de conteúdo efetivada em sete edições da publicação. Como resultados apreende-se que a abordagem da revista com relação à temática ambiental pode propiciar ao público-alvo conhecimento sobre as ações ambientais e sua importância para a agroindústria; diretrizes estratégicas da agroindústria; envolvimento do público como ator multiplicador das práticas ambientais e divulgação do discurso de responsabilidade ambiental da agroindústria para o público externo.

Biografia do Autor

Fábio Freitas dos Santos, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de Tupã
Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Câmpus de Tupã; Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UNISALESIANO) Câmpus de Lins; Bacharelando em Engenharia Ambiental pela Universidade de Franca (UNIFRAN); membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA), Brasil.
Angélica Góis Morales, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de Tupã
Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR/Curitiba). Mestre em Educação Ambiental (FURG/Rio Grande). Licenciada em Ciências Biológicas (UNESP/Assis). Docente do Curso de Pós Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento (UNESP/Tupã). Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA/UNESP).
Cristiane Hengler Correa Bernardo, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus de Tupã
Doutora em Educação, Mestre em Comunicação Midiática. Graduada em Jornalismo. Professora Assistente Doutora (UNESP/Tupã). Membro dos Grupos CEPEAGRO e PGEA.
Publicado
2017-09-04
Seção
Meio Ambiente