Evidenciação de Custos e as Normas Internacionais de Contabilidade
Palavras-chave:
Teoria da Evidenciação, IFRS, Custos, Estoques
Resumo
Este estudo objetiva identificar a evidenciação sobre custos, antes e após a adoção das normas internacionais de contabilidade das 20 maiores empresas brasileiras de capital aberto e não financeiras listadas na BM&FBovespa segundo a revista Exame. Esta pesquisa é descritiva, documental e quantitativa. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo por meio dos Relatórios de Administração e das Notas Explicativas das empresas e pela aplicação de Regressão Logística. As empresas foram classificadas de acordo com seu nível de governança corporativa, sendo efetuada a análise de um período anterior e um período posterior à adoção das normas internacionais de contabilidade. Os resultados demonstram que as empresas do Mercado Tradicional, do Nível 1 e as empresas do Novo Mercado apresentam como os itens mais divulgados aquele referente aos custos com aquisições (tanto de ações, quanto de ativos imobilizados), custos sobre serviços prestados e sobre estoques e critérios de valoração. Vale ressaltar que em termos gerais as empresas Petrobras e Ambev, do Mercado Tradicional são as que apresentam maiores níveis de evidenciação. Porém entre as empresas do Novo Mercado destacam-se as empresas Natura, BRF Foods e CCR S.A, e nas empresas do Nível 1, destaca-se a Vale S.A., Usiminas e o Grupo Pão de Açúcar. Percebe-se que houve uma evolução significativa no nível de divulgação de informações. Este resultado encontrado corrobora com a hipótese de pesquisa (H1). A mesma foi confirmada pela regressão logística, admitindo um impacto significativo das normas internacionais de contabilidade na evidenciação sobre custos das 20 maiores empresas brasileiras.
Publicado
2013-04-11
Edição
Seção
Artigos Originais
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Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
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