INTERCULTURALIZANDO METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Palavras-chave: Educação ambiental, Educação indígena, Metodologia

Resumo

Com o passar dos anos trabalhando nas escolas indígenas, percebemos uma modificação da paisagem natural, como aumento do consumo e de lixo amontoado nos fundos dos quintais, os córregos aonde antes havia água corrente, hoje estão secos, ausência de mata ciliar e falta de água. Tais fatos e percepções nos fizeram aprofundar nos motivos que levaram a essa mudança de paisagem e ajudar com ações de educação ambiental, dessa forma, a pesquisa foi realizada em uma escola municipal indígena, localizada no distrito de Taunay, zona rural do município de Aquidauana-MS. O objetivo foi de levantar subsídios para o trabalho com diferentes metodologias no ensino da educação ambiental com dez professores indígenas dos anos iniciais do ensino fundamental, na tentativa de discutir questões sociais e ambientais para formar em seus alunos uma postura mais crítica, em relação aos impactos ambientais presentes em seu meio. Para alcançar esse objetivo, foram realizados a observação das estratégias de ensino utilizadas pelos professores indígenas, nos anos iniciais do ensino fundamental em suas aulas e o registro da regularidade com que as questões ambientais apareceram. Os professores indígenas foram entrevistados com intuito de levantar os temas geradores para a capacitação interdisciplinar em educação ambiental fundamentada na educação problematizadora, na concepção de Paulo Freire, enfatizando o respeito que o educador deve ter pelo conhecimento que o educando traz para a escola. Em relação à educação ambiental, o texto foi fundamentado nas concepções de Isabel Cristina de Moura Carvalho, Edgar Morin entre outros, priorizando a problematização dos conhecimentos a partir da realidade imediata, questionando-os em sua relação com a natureza.

Biografia do Autor

Elisangela Castedo Maria Nascimento, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul
Pós-Doutora em Educação em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande (MS), Brasil.
Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutora pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – Portugal. Bolsista do Programa Erasmus Mundus, Campo Grande (MS), Brasil.
Aparecida de Sousa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora voluntária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande (MS), Brasil.

Referências

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

CARVALHO, Isabel C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. Revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1987.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Trad. Rosisca D. de Oliveira. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIRÃO, Simone A, CALARGE, Carla F. C, SOUZA, Neimar M. Cultura e História dos Povos Indígenas. Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS, 2010.

LIBÂNEO, José C. Didática. 21 reimpr. São Paulo: Cortez, 1994.

LUDKE, M.; ANDRÉ, E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MUSSI, Vanderleia, P. L.; URQUIZA, Antônio H. A.; VARGAS, Vera L. F. Cultura e História dos Povos Indígenas. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância. Módulo 3, reconhecendo preconceitos sobre os povos indígenas. Campo Grande – MS, UFMS, 2010.

SILVA, Aracy L. da (Org.). A questão indígena na sala de aula subsídios para professores de 1° e 2° graus. São Paulo: Brasiliense, 1987.

VIEIRA, Carlos M. N. A Sociedade Indígena no Brasil. In: URQUIZA, Antônio H. A. (Org.) Cultura e História dos Povos Indígenas. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância. Módulo 2, conhecendo os Povos Indígenas no Brasil Contemporâneo. Campo Grande – MS, UFMS, 2010.

Publicado
2021-12-28
Seção
Artigos Originais