<b>A Publicidade e Propaganda Como Ferramenta de E-Marketing de Pequenas Empresas de Jandaia do Sul - PR

  • Jorge Janolio Junior Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
  • Ana Paula Machado Velho Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
  • Ellen Humphreys Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Palavras-chave: Publicidade e Propaganda, E-Marketing, Internet, Advertising, Internet.

Resumo

O que pode contribuir, e muito, para a decisão do consumidor é o trabalho executado pelo marketing que, ao se unir ao meio eletrônico, deu origem ao marketing eletrônico ou e-marketing, que pode ser uma extraordinária forma de atingir o cliente, porquanto a Internet está cada vez mais presente nas sociedades e permite a transmissão de dados de um para vários usuários. Não obstante, mesmo tendo o público e o meio, ainda falta um instrumento, um gancho que ligue empresa e consumidor. Por este motivo, o e-marketing necessitou incluir todas as ferramentas do marketing para a web, principalmente a publicidade e a propaganda. Servindo como base principal para o marketing nas empresas, a publicidade e a propaganda também se ajustaram ao meio eletrônico e criaram formas e formatos para, se possível, fazer transitar suas informações pela rede mundial. A partir destas informações daremos início a esta pesquisa, em que inicialmente será feito um levantamento bibliográfico na área de marketing, publicidade e propaganda, e-commerce e e-marketing, para que se tenha uma base teórico-prática do assunto. Após isso se fará uma observação de campo, utilizando-se empresas de pequeno porte da cidade de Jandaia do Sul, levando em consideração aspectos como a forma de divulgarem seus produtos e qual seu contato com o meio. O próximo passo foi fazer um apanhado de informações, confrontando os dados do levantamento bibliográfic, feito na primeira etapa da pesquisa com as informações colhidas nas empresas observadas, tentando entender como estas trabalham o marketing e como poderiam trabalhar a divulgação de seus produtos através da Internet. As informações coletadas servirão de base para um segundo trabalho, desenvolvido posteriormente.

Biografia do Autor

Jorge Janolio Junior, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Pós-Graduando em Administração de Marketing e Propaganda na Universidade Estadual de Londrina - UEL; Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: jjanolio@gmail.com
Ana Paula Machado Velho, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Docente Doutora em Comunicação e Semiótica pela Universidade de São Paulo - USP; Docente do Departamento de Comunicação Social do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: anapaula@cesumar.br
Ellen Humphreys, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Docente Especialista em Comunicação, Publicidade e Negócios no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: ellen@cesumar.br
Publicado
2009-07-06
Seção
Artigos Originais