Rede de Confiança e Amizade: Relações de Trabalho em uma Cooperativa

  • Douglas Murilo Siqueira Universidade Metodista de São Paulo
  • Almir Martins Vieira Universidade Metodista de São Paulo
  • Viviane Celina Carmona Universidade Metodista de São Paulo
Palavras-chave: Rede, Confiança, Amizade, Cooperativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a percepção do presidente de uma organização em relação à rede de amizade e de confiança no trabalho. A unidade estudada é uma cooperativa de trabalho do ABC paulista. Em termos metodológicos, adotou-se uma abordagem quali-quantitativa, sendo que a coleta de dados qualitativos foi feita por meio de entrevistas e de observação não participante, enquanto que os dados quantitativos foram obtidos por meio de questionário, cuja análise foi feita por meio do software Ucinet 6.0. Os resultados apontam para redes semelhantes em sua densidade, mas com diferenças em suas características de centralidade no que diz respeito a saber separar amizade de confiança no ambiente de trabalho, uma vez que apontou um presidente que não percebe elos de amizade entre ele e seus cooperados. Por outro lado, os cooperados o consideram amigo. Quanto à confiança, os resultados demonstram um presidente que pouco confia em seus cooperados. Sugere-se que sejam feitas análises semelhantes em outras cooperativas da economia solidária, bem como organizações de outra natureza, posto que relações de confiança e de amizade são temas de interesse na pesquisa organizacional.

Biografia do Autor

Douglas Murilo Siqueira, Universidade Metodista de São Paulo
Coordenador do curso de graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo; Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE.
Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo
Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e mestre; Docente do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Administração e pesquisador da Cátedra Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo.
Viviane Celina Carmona, Universidade Metodista de São Paulo
Docente do curso de graduação em Administração (EAD) da Universidade Metodista de São Paulo; Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE.
Publicado
2013-10-29
Seção
Artigos Originais