Relevância e História: Uma Análise do Programa Universidade Para Todos do Governo Brasileiro
Palavras-chave:
PROUNI, Inclusão no Ensino Superior, Políticas Públicas
Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender o contexto geral do PROUNI, identificando seu impacto nas Instituições de Ensino Superior e na agregação de valor à qualidade de vida dos beneficiados, assim como na perspectiva de transformação social. Para que se atingisse o intento em questão, foram utilizados dados primários e secundários. Os dados primários foram coletados no período de abril a junho de 2011, por meio de questionário aplicado a 1.154 alunos bolsistas do PROUNI na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A coleta ocorreu pelo sistema Qualtrics, contendo perguntas fechadas e abertas. As perguntas fechadas foram verificadas por análise de conteúdo simples, já as perguntas abertas foram apreciadas por análise de conteúdo. Inicialmente apresenta-se a metodologia de pesquisa, seguida da apresentação e análise dos dados, que se subdivide em contexto geral do PROUNI, assim como das IES; perfil do aluno do PROUNI e considerações finais. Conclui-se com o presente trabalho que o PROUNI desde seu início obteve êxitos pontuais, que podem ser demonstrados quantitativamente pela pesquisa realizada, que especifica, dentre vários outros dados, o que segue: região que mais contempla bolsas do PROUNI; que tipos de IES participam de forma majoritária no programa; perfil dos bolsistas do PROUNI, bem como seus maiores desafios.
Publicado
2013-10-29
Edição
Seção
Artigos Originais
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Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
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