Relevância e História: Uma Análise do Programa Universidade Para Todos do Governo Brasileiro

  • Júlio Ferreira Reis PUC/PR
  • June Alisson Cruz PUC/PR
  • Roberta Rocha Martins PUC/PR
  • Luci Michelon Lohmann PUC/PR
  • Tomas Sparano Martins PUC/PR
Palavras-chave: PROUNI, Inclusão no Ensino Superior, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender o contexto geral do PROUNI, identificando seu impacto nas Instituições de Ensino Superior e na agregação de valor à qualidade de vida dos beneficiados, assim como na perspectiva de transformação social. Para que se atingisse o intento em questão, foram utilizados dados primários e secundários. Os dados primários foram coletados no período de abril a junho de 2011, por meio de questionário aplicado a 1.154 alunos bolsistas do PROUNI na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A coleta ocorreu pelo sistema Qualtrics, contendo perguntas fechadas e abertas. As perguntas fechadas foram verificadas por análise de conteúdo simples, já as perguntas abertas foram apreciadas por análise de conteúdo. Inicialmente apresenta-se a metodologia de pesquisa, seguida da apresentação e análise dos dados, que se subdivide em contexto geral do PROUNI, assim como das IES; perfil do aluno do PROUNI e considerações finais. Conclui-se com o presente trabalho que o PROUNI desde seu início obteve êxitos pontuais, que podem ser demonstrados quantitativamente pela pesquisa realizada, que especifica, dentre vários outros dados, o que segue: região que mais contempla bolsas do PROUNI; que tipos de IES participam de forma majoritária no programa; perfil dos bolsistas do PROUNI, bem como seus maiores desafios.

Biografia do Autor

Júlio Ferreira Reis, PUC/PR
Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR, Bolsista Capes - PDSE pela DePaul University in Chicago - USA; Docente da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR.
June Alisson Cruz, PUC/PR
Docente no Programa de Doutorado da Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR
Roberta Rocha Martins, PUC/PR
Docente da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR.
Luci Michelon Lohmann, PUC/PR
Docente da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR
Tomas Sparano Martins, PUC/PR
Docente da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR
Publicado
2013-10-29
Seção
Artigos Originais