Vida e Morte da Pequena Empresa no Brasil: Aspectos Conceituais e Contextuais com Vistas ao Reposicionamento Estratégico
Palavras-chave:
Cluster, Gestão, Pequena Empresa Brasileira
Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama sobre as pequenas empresas no Brasil, priorizando aspectos teóricos e contextuais que definam a sua importância no cenário econômico nacional. Assim, discute-se o relativo conceito de pequena empresa, problematizado por muitos autores e sob perspectivas variadas, para posteriormente apresentar os aportes bibliográficos sistematizados por autores nacionais que se debruçam sobre as peculiaridades da pequena empresa brasileira. Com base em interpretações de pesquisas disponibilizadas por diversas instituições que mapeiam o crescimento institucional e a falência dos pequenos empreendimentos, expõem-se os fatores que demandam reposicionamento estratégico dessas organizações. Por fim, explora-se a abordagem do conceito de cluster empresarial, pontuando como essa iniciativa pode fortalecer, de forma estratégica e atendendo a perspectivas temporais de vitalidade mercadológica, os negócios de pequeno porte no Brasil.
Publicado
2014-12-08
Edição
Seção
Artigos de Revisão
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