CLAUDE LÉVI-STRAUSS´S AND DARCY RIBEIRO´S INDIGENOUS AUTO-ETHNOGRAPHY
Keywords:
Anthropology, Indigenous Auto-Ethnography, Claude Lévi-Strauss, Darcy Ribeiro.
Abstract
Current paper analyzes auto-ethnography in indigenous societies in the research work of Claude Lévi-Strauss and Darcy Ribeiro in Brazil. Reports in Tristes Trópicos (1955) and Diários Índios (1996) give different anthropological perspectives of Brazilian tribes isolated in the northern and mid-western regions of Brazil and describe the experiences by their authors, Lévi-Strauss and Darcy Ribeiro, respectively in the 1930s and by the end of the 1940s. When the ethnographic gaze and the auto-ethnographic images of these works are analyzed, we find the comparisons and the dialogues between the anthropologists´ works with the Urubus-Kaapor in the state of Maranhão and with the Nambikwara in the state of Mato Grosso.
Published
2015-08-07
Section
Artigos de Revisão
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.