Participação dos Produtores Familiares no PAA: Estratégias de Produção e Comercialização em Área Periurbana do Município de Ananindeua, PA

  • Yohane Figueira Honda Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Sérgio Castro Gomes Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Eugênia Rosa Cabral Universidade Federal do Pará - UFPA
Palavras-chave: Agricultura familiar, Políticas públicas, Programa de aquisição de alimentos.

Resumo

A agricultura familiar nos últimos anos tem se destacado na criação de várias políticas públicas voltadas a essa categoria social. Neste artigo, destacamos o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, gerido pelo governo federal e que passou a adquirir produtos diretamente dos agricultores familiares. O presente estudo tem como objetivos identificar e analisar as estratégias de produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar presente na comunidade do Curuçambá, em Ananindeua-PA. A metodologia realizada foi por meio de um levantamento documental de registros pelos órgãos que operacionalizam o programa e entrevistas com os gestores municipais e representantes de cooperativas. Os resultados demonstram que, apesar do aumento de agricultores beneficiados, o PAA ainda apresenta dificuldades e limitações da distribuição do recurso e falta de ajuda técnica fora do período da safra dos produtos regionais, o que resulta, em grande medida, do processo de gestão do programa no âmbito da administração pública municipal e estadual e da falta de organização dos produtores rurais.

Biografia do Autor

Yohane Figueira Honda, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Mestrando em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/UFPA)
Sérgio Castro Gomes, Universidade da Amazônia - UNAMA
Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade da Amazônia (UNAMA).
Eugênia Rosa Cabral, Universidade Federal do Pará - UFPA
Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP/ UFPA).
Publicado
2016-08-03
Seção
Artigos Originais