THE GENESIS OF MEDIEVAL UNIVERSITIES AND CONTEMPORARY EXPERIENCES WITH THE ELDERLY AT THE UNIVERSITIES

  • Juliana de Aquino Fonseca Doronin UNESPAR- Universidade Estadual do Paraná/Paranavaí.
Keywords: Genesis of the University in the Middle Ages, Extension courses at contemporary universities for the elderly and universalization

Abstract

Approximation issues between the origin of medieval universities and aspects related to experiences in extension courses, such as the Open University for the Elderly (UEM) and the Better Living group (Unespar), are described. Thomas Aquinas (1997), Bonaventure of Bangoregio (1983), the Papal Bull for the University of Paris (1964), Le Goff (1999), Pieper (2007), Cardoso (1997) and Teixeira (1969) were referenced. After analysis following bibliographic methodology, it has been established that, if, on the one hand, contemporary experiences have been considered highly informal by the Ministry of Culture, on the other hand, they have a certain formality due to their link with university extension courses. These experiences may be a manner for the recuperation of the genesis of the university due to their knowledge on human formation. Further, they are actually a paradox since most elderly do not have any activity within the labor market, overcoming formal requirements for the formation of the productive being.

Author Biography

Juliana de Aquino Fonseca Doronin, UNESPAR- Universidade Estadual do Paraná/Paranavaí.
Juliana de Aquino Fonseca Doronin é graduada em Serviço Social UEPB (1995-1999), especialista em Saúde Coletiva UEM (2004-2005), mestre em Ciências Sociais UEM (2012-2014) , doutoranda em Ciências Sociais PUCSP (2016-atual). Atualmente professora no Curso de Serviço Social da UNESPAR (campus Paranavaí-Pr), onde leciona disciplinas, coordena curso de extensão com discentes junto aos idosos do Morumbi em Paranavaí, orienta TCC e Supervisiona Estágio. É integrante da equipe editorial da Revista Veredas (UNIFAVIP-DeVry). Possui experiência em: 1- Docência na FAFIPA -Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí em 2007 atualmente UNESPAR , tendo retornado em 2015 no curso de Serviço Social (atual). Ainda na docência atuou como Professora Tutora Externa da UNIASSELVI -Pólo Maringá do Curso de Serviço Social, ; Professora no CESUMAR , atual UNICESUMAR (Centro Universitário Cesumar); participação de banca enquanto Professora Convidada na Pós-graduação stricto sensu da UNOPAR (Curso de Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos) e elaboração de questões para ANHANGUERA; 2- Consultoria na elaboração de Projetos Social de Entidades para inscrição junto ao Conselho de Assistência Social ; 3- Enquanto profissional ocupou cargo como Assistente Social na ABEC - Colégio Marista de Maringá, responsável pela parte filantrópica da Instituição assim como na área organizacional , também no Colégio Sagrado Coração de Jesus em Nova Esperança-Pr; Hospital Universitário de Maringá (HUM) , Hospital Santa Rita em Maringá; SPA em água Boa-Pr e Clinica Santa Clara em Recife-PE, SEMAS (Centro de Convivência do Idoso), possuindo portanto experiência nas áreas de Serviço Social organizacional, Saúde, Educação e Assistência com ênfase no Idoso. Participou também de duas gestões do COMAS-Conselho Municipal de Assistência Social, na cadeira do NUCRESS (Trabalhadores de Setor) e ABEC (Captação de recursos) e do CMDCA-Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, também representando o NUCRESS, região de Maringá. Foi bolsista da CAPES na ocasião do Mestrado (2012-2014).

References

BOAVENTURA de Bangoregio. Árvore da vida. In: SÃO BOAVENTURA. Obras Escolhidas. Tradução de Luis A. de Boni; Jerônimo Jerkovic e Frei Saturnino Scheneider. Porto Alegre: Escola Superior de Peologia de São Lourenço de Brindes; Universidade de Caxias do Sul, 1983, p. 375-404.

BULA Papal para a Universidade de Paris (1231). In: HENRICUS, D. (Org.). Chartularium universitatis parisiensis. Bruxelas: Culture et Civilisation, 1964. 2 tomos.

CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Domínios da história: ensaio de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CARTA 443. Carlos I, rei de Cecília, convida doutores e alunos de Paris para que venham Nápoles, onde instaurou o estudo geral por motivo de ensino e aprendizagem (1272). In: DENIFLE, H. (Org.). Chartularium universitatis parisiensis. Paris: Culture et Civilisation, 1899.

LE GOFF, S. L. Biografia. São Paulo: Record, 1999.

NARDI, P. Relações com as autoridades. In: RIDDER-SYMOENS, H. (Coord.). Uma história da universidade na Europa. Lisboa: Casa da Moeda, 1996. (V.I As Universidades na Idade Média).

PIEPER, J. In: LAUAND, L. J. O que é uma universidade? Disponível em: <http://www.documentacatholicaomnia.eu/03d/sine-data,_Lauand._LJ,_O_Que_E%27_Uma_Universidade,_PT.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2016.

TEIXEIRA, A. A universidade de ontem e de hoje. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.42, n.95, p.27-47, jul./set. 1964.

TEIXEIRA, A. A educação no Brasil. São Paulo: Cia. Nacional, 1969.

TOMÁS DE AQUINO. Escritos políticos. Petrópolis, Vozes, 1997.

Published
2017-06-29
Section
Gestão do Conhecimento