CONFRONTO DE GIGANTES: OS DEBATES PRESIDENCIAIS E AS BUSCAS DOS INTERNAUTAS ESTADUNIDENSES EM 2016
Resumo
Debates eleitorais são considerados nos Estados unidos como eventos de grande impacto. Diferente de outros formatos de comunicação política, neste, os estadunidenses têm a oportunidade de conferir um “confronto direto” entre os candidatos. Neste ponto, o objetivo deste trabalho é aferir se nas eleições de 2016, os debates presidenciais influenciaram os internautas a buscarem mais informações sobre os candidatos. Trabalhamos com três hipóteses: (I) considerando a grande audiência dos debates, presumivelmente, Trump e Clinton, tiveram a visibilidade aumentada na internet por conta dos debates. (II) é crível que os debates não elevam o interesse dos internautas pelos vices. (III) visto que as pesquisas pós-debate apontaram que Clinton “venceu” os três debates, ela, mais do que Trump, pode ter sua visibilidade aumentada na internet por conta dos debates. Os resultados mostram que ¼ das buscas realizadas pelos internautas por candidatos à presidência podem ser atribuídas como consequência dos debates, o que corrobora a primeira hipótese. Aferiu-se também que não há correlação matemática entre as buscas realizadas pelos debates e a procura pelos candidatos a vice, o que confirma a segunda hipótese. Igualmente, a terceira hipótese foi conjuntamente aderente, ponderando que o efeito do debate (enquanto variável independente) foi levemente mais significante em auxiliar a ascensão das buscas dos internautas pela candidata Hillary Clinton.Referências
ABRAMOWITZ, A. I. The impact of a presidential debate on voter rationality. American Journal of Political Science, p. 680-690, 1978. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/2110467 > Acesso em: 13 out. 2016.
ANDRÉ, J. G. 2016: A longa caminhada: das eleições primárias à sucessão de Obama. Relações Internacionais (R: I), n. 51, p. 27-41, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n51/n51a03.pdf > Acesso em 12 Dez. 2016.
CHERKAOUI, M. Clinton versus Trump: Two-Distant Visions for America. Al Jazeera Centre For Studies, p.17, 2016. Disponível em: <http://studies.aljazeera.net/mritems/Documents/2016/8/23/67a0ed56cc4c4ed187c23ae03d677930_100.pdf > Acesso em 07 Dez. 2016.
DESAI, A. R. Social Background Of Indian Nationalism. Popular Prakashan, 2005.
ELIOPOULOS, G. M. et al. The use and interpretation of quasi-experimental studies in infectious diseases. Clinical Infectious Diseases, v. 38, n. 11, p. 1586-1591, 2004. Disponível em: <http://ai2-s2-pdfs.s3.amazonaws.com/30e5/ea376960ea9c1291d222619199032d6d5813.pdf> Acesso em 19 Nov. 2016.
ELRICK, K. Ironic feminism: Rhetorical critique in satirical news. 2016. Tese de Doutorado. Clemson University. Disponível em: <http://tigerprints.clemson.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2849&context=all_dissertations> Acesso em 13 Jan. 2017.
KOLLANYI, B.; HOWARD, P. N.; WOOLLEY, S. C. Bots and automation over Twitter during the first US Presidential debate. COMPROP Data Memo, 2016. Disponível em: < https://assets.documentcloud.org/documents/3144967/Trump-Clinton-Bots-Data.pdf > Acesso em 14 Nov. 2016.
KRAUS, S. Televised presidential debates and public policy. Routledge, 2013.
LEE, J.; LIM, Y. Gendered campaign tweets: The cases of Hillary Clinton and Donald Trump. Public Relations Review, v. 42, n. 5, p. 849-855, 2016. Disponível em: < http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0363811116302053 > Acesso em 12 Dez. 2016.
LIEVEN, A. Clinton and Trump: Two Faces of American Nationalism. Survival, v. 58, n. 5, p. 7-22, 2016. Disponível em: < https://www.iiss.org/-/media/silos/survival/2016/survival--global-politics-and-strategy-october-november-2016/58-5-02-lieven/58-5-02-lieven.pdf> Acesso em 18 Dez. 2016.
MAGDY, W.; DARWISH, K. Trump vs. Hillary Analyzing Viral Tweets during US Presidential Elections 2016. arXiv preprint arXiv:1610.01655, 2016. Disponível em: < https://arxiv.org/pdf/1610.01655> Acesso em 12 Dez. 2016.
MATHER, R. D.; JEFFERSON, K. W. The Authoritarian Voter? The Psychology and Values of Donald Trump and Bernie Sanders Support. Journal of Scientific Psychology, p. 1-8, 2016. Disponível em: <http://www.socialautomaticity.net/images/JSP_May_2016.pdf> Acesso em 13 Out. 2016.
MORAES, T. P. B. et al. Mulheres, política e sub-representação. Um estudo sobre a correlação entre qualidade da democracia, ideologia e mulheres nos parlamentos. Derecho y Cambio Social, v. 11, n. 36, p. 32, 2014. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5472577.pdf > Acesso em 15 Out. 2016.
MORAES, T. P. B. Newspapers and Elections: An Empirical Study on the Relationship Between Electoral Interest and Newspapers in Brazil (2004-2014). Revista Cesumar–Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 21, n. 1, p. 45-59, 2016. Disponível em: <http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/viewFile/3988/2789> Acesso em 18 Out. 2016.
MORAES, T. P. B.; SANTOS, R. M. Caça ao terrorismo e corrida eleitoral. Um estudo sobre o impacto do interesse regional pela morte de Osama bin Laden e a relação com os votos nas eleições presidenciais de 2012 nos Estados Unidos. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 37, n. 1, p. 13, 2015. Disponível em: < http://eduem.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/24281/pdf_39> Acesso em 22 Dez. 2016.
MORAES, T. P. B.; SANTOS, R. M. Do# ForaDilma ao# ForaTemer–as duas faces antagônicas de Jano. Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, v. 3, n. 2, p. 66-82, 2016a. Disponível em: <http://177.101.17.124/index.php/pauta/article/viewFile/9296/5387> Acesso em 19 Dez. 2016.
MORAES, T. P. B.; SANTOS, R. M. Charlie Hebdo: Polémica, religião e o interesse dos usuários de Internet franceses. Comunicação Pública, v. 11, n. 20, 2016b. Disponível em: <http://cp.revues.org/1193> Acesso em 17 Dez. 2016.
MORAES, T. P. B.; SANTOS, R. M. Os protestos no Brasil: Um estudo sobre as pesquisas na web, e o caso da Primavera Brasileira. Revista internacional de investigación en ciencias sociales, v. 9, n. 2, p. 193-206, 2013. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4713950.pdf > Acesso em 12 Dez. 2016.
MORAES, T. P. B.; QUADROS, D. G. de. Dos holofotes para o Youtube: debates e eleição presidencial de 2014. In: Congresso Internacional de Comunicação Política e Estratégias de Campanha, 5., 2016, Buenos Aires. Ponências. Buenos Aires: Asociación Lationoamericana de Investigadores En Campañas Electorales, 2016. p. 1 - 13. Disponível em: <http://www.alice-comunicacionpolitica.com/abrir-ponencia.php?f=7175cf3992b956c39fe2705c1d41d811.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2016.
PARIGI, P.; SANTANA, J. J.; COOK, K. S. Online Field Experiments: Studying Social Interactions in Context. Social Psychology Quarterly, v. 80, n. 1, p. 1-19, 2017. Disponível em: < http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0190272516680842 >Acesso em 13 Jan. 2017.
PREIS, T.; MOAT, H. S.; STANLEY, H. E. Quantifying Trading Behavior in Financial Markets Using Google Trends. Scientific Reports, v. 3, p. 1684, 2013. Disponível em: < http://www.uvm.edu/~pdodds/research/papers/files/2013/preis2013a.pdf > Acesso em 14 Dez. 2016.
REUNING, K.; DIETRICH, N. Donald Trump has nothing left to gain from media coverage. Washington Post, v. 15, 2016. Disponível em: <https://www.washingtonpost.com/news/monkey-cage/wp/2016/01/15/donald-trump-has-nothing-left-to-gain-from-media-coverage/?utm_term=.a7b79ca3e7a3> Acesso em 11 Dez. 2016.
SONG, T. M. et al. Psychological and social factors affecting Internet searches on suicide in Korea: a big data analysis of Google search trends. Yonsei medical journal, v. 55, n. 1, p. 254-263, 2014. Disponível em: < https://synapse.koreamed.org/DOIx.php?id=10.3349/ymj.2014.55.1.254> Acesso em 12 Dez. 2016.
TORRES, E. C. Debates presidenciais na televisão: à procura de interesse, avaliação e efeitos. in Lobo, MC, Magalhães, P. orgs. As Eleições Legislativas e Presidenciais, v. 2006, p. 75-103, 2005. Disponível em: <http://www.academia.edu/15585469/Debates_Presidenciais_na_Televis%C3%A3o_%C3%80_Procura_de_Interesse_Avalia%C3%A7%C3%A3o_e_Efeitos_Presidencial_Debates_in_Television_Looking_for_Interest_Evaluation_and_Effects > Acesso em 18 Out. 2016.
TORRES, E. C. A televisão e o serviço público. Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016.
WANG, Y.; LI, Y.; LUO, J. Deciphering the 2016 US Presidential Campaign in the Twitter Sphere: A Comparison of the Trumpists and Clintonists. In: Tenth International AAAI Conference on Web and Social Media. 2016. Disponível em: < https://arxiv.org/pdf/1603.03097> Acesso em 12 nov. 2016.
WINNEG, K.; JAMIESON, K. H. Learning From the 2016 US General Election Presidential Debates. American Behavioral Scientist, p. 276-270, 2017. Disponível em: < http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0002764217702770 > Acesso em 12 Jan. 2016.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.