A transição do periódico científico tradicional para o eletrônico na avaliação de pesquisadores

  • Sandra Gomes de Oliveira Reis Cesumar
  • Maria Julia Giannasi-Kaimen UEL
Palavras-chave: Periódico científico, Periódico eletrônico, Comunicação científica, Scientific periodical, Printed periodical, Eletronic periodical, Scientific comunication.

Resumo

Este trabalho sobre a transição do periódico científico tradicio-nal para o eletrônico fornece uma visão geral do papel do periódico científico na comunidade científica e da aceitação do periódico eletrônico entre os pesquisadores, atribuindo maior facilidade de acesso à produção científica no país e no mundo, uma vez que muitos periódicos impressos já absorveram esse novo formato. Diante desse panorama surgiu a necessidade de identifi-car a concepção da comunidade científica – neste caso, pesquisadores de uma IES particular – sobre os periódicos científicos eletrônicos, seu uso e o seu papel para essa comunidade. Para essa investigação, buscou-se contextualizar historicamente o periódico científico impresso e o eletrônico, destacando as semelhanças de suas características editoriais e os benefícios que o periódico eletrônico tem propiciado à comunidade científica. A pesquisa teve como objetivo verificar a percepção de pesquisadores sobre o tema, bem como a sua aceitação ou não desse novo formato, em vias de migração na instituição estudada. O estudo enfatiza o papel das tecnologias da infor-mação e comunicação e sua grande contribuição para o mercado editorial que vem sendo provido de várias alternativas eletrônicas que facilitam a produção dos periódicos científicos tanto impressos como eletrônicos. A pesquisa confirma, por meio de opniões dos pesquisados que o acesso a estes últimos tem se multiplicado e que sua utilização se tornou essencial para o meio acadêmico. Comprova portanto, que a aceitação da comuni-dade acadêmica é significativa que a diante da realidade atual, com avanços tecnológicos tão rápidos, o periódico eletrônico provoca grande impacto uma vez que a comunidade passa a ter acesso a informação nova a cada instante e em todas as áreas do conhecimento, se configurando como um recurso eficaz para a disseminação da informação e para a produtividade científica, técnica e cultural no âmbito da instituição estudada.

Biografia do Autor

Sandra Gomes de Oliveira Reis, Cesumar
Especialista em Informação, Conhecimento e Sociedade pela Universidade Estadual de Londrina – UEL; Bibliotecária e Coordenadora do Núcleo de Apoio a Editoração e a Pesquisa – NAEP da Diretoria de Pesquisa do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR.
Maria Julia Giannasi-Kaimen, UEL
Docente Orientadora da Universidade Estadual de Londrina – UEL.
Publicado
2007-11-20
Seção
Artigos Originais