AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM O CURRÍCULO DE UM CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA

  • Cecília Godinho Batista Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Paulo César de Resende Andrade Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Mara Lúcia Ramalho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Palavras-chave: Tecnologia, Educação Profissional, Formação Integral.

Resumo

O desenrolar da educação profissional, desde sua gênese, pautou-se pelas demandas econômicas, políticas e sociais. Essa realidade perdura até hoje, no mundo contemporâneo, em que em decorrência da explosão tecnológica, essa modalidade de ensino foi reestruturada com base na necessidade de educar os sujeitos de forma integral, para que sejam capazes de atuar autonomamente na sociedade tecnológica em que estão inseridos. Para tanto, os Institutos Federais de Educação assumem o desafio de oferecer uma educação profissional que atenda não somente as necessidades do mercado de trabalho, mas também desenvolva aspectos intelectuais e humanos, valores éticos, de cidadania e de criticidade no uso das tecnologias. O objetivo do trabalho foi realizar uma investigação científica para analisar se no Curso de Informática, integrado ao Ensino Médio, do IFNMG, Campus Pirapora, as tecnologias são apresentadas e tratadas no currículo. A metodologia traçada, para esta pesquisa qualitativa, foi a análise documental de documentos legais, curriculares e metodológicos do curso, aplicação de questionários para alunos e entrevista com docentes e profissionais do apoio pedagógico. A discussão e interpretação dos dados coletados foram por meio da análise de conteúdo. Ao final da pesquisa constatou-se que mesmo que de forma limitada, as tecnologias estão inseridas no currículo do curso e os docentes, alunos e pedagogos compreendem que as ferramentas tecnológicas podem facilitar e potencializar os processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Cecília Godinho Batista, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Pedagoga formada pela Universidade Federal do Pará, Brasil.
Paulo César de Resende Andrade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2008), mestrado em Ciências (Agronomia - Estatística e Experimentação Agropecuária) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2002), graduação e especialização em Matemática pela Universidade do Grande Rio e graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Federal de São João Del Rei. Professor Associado I da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM.
Mara Lúcia Ramalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo (USP). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Referências

ALMEIDA, M. E. B. de. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

ALONSO, M. Mudança Educacional: Transformações necessárias na Escola e na formação dos Educadores. In: Fazenda, I. C. et al. Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias formando professores. Campo Grande: UFMS, 1999.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70; LDA, 2009.

BRASIL. Resolução CEB nº 3. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: 1998.

CIAVATTA, M. A Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

COSTA, I. Novas Tecnologias e Aprendizagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2014.

FONSECA, C. S. da. História do Ensino Industrial no Brasil. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA, 5. v. 1986.

FONSECA, S. M. O “Ensino Profissional” no Brasil Colônia: a propósito de três planos de estudos e ensino “Nóbrega, Pombal e Lebreton. In: BATISTA. E. L.; MULLER, M. T. (Org.). A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Alínea, 2013.

GALLINDO, J. Formação para o Trabalho e Profissionalização no Brasil: da assistência à educação formal. In: BATISTA. E. L.; MULLER, M. T. (Org.). A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Alínea, 2013.

GRAMSCI, A. La alternativa pedagógica. Barcelona: Fontamara, 1981.

GUERRA, O. F. Tecnologias de informação e comunicação e a interface com a educação profissional: da formação às práticas pedagógicas. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, 2015. Disponível em: <http://www.educacao.ufrj.br/ppge/teses2015/toldeniaguerra.pdf>. Acesso em: 16 set. 2017.

HERNÁNDEZ, F. Por que dizemos que somos a favor da educação, se optamos por um caminho que deseduca e exclui? In: SANCHO, J. M. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG). Regulamento dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal do Norte De Minas Gerais. Montes Claros, MG, 2013. Disponível em <http://www.ifnmg.edu.br/documentosinstitucionais/regulamentos>. Acesso em: 08 abr. 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG). Plano de Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Pirapora, MG, 2014. Disponível em: <http://www.ifnmg.edu.br/cursos-pir/tecnicos/36-portal/pirapora/pirapora-cursos/11657-tecnico-informatica>. Acesso em: 08 abr. 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG). Regimento Geral do IFNMG. Montes Claros, MG, 2013a. Disponível em: <http://www.ifnmg.edu.br/docs-regulamentos>. Acesso em: 08 abr. 2017.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2014.

MACHADO, L. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, J. (Org). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MANFREDI, S. M. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MARQUES, H. M. M. Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas Ciências Sociais e Humanas (2º e 3º CEB). Dissertação (Mestrado) - Universidade de Lisboa, Portugal, 2012. Acesso em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/8286/1/ulfpie043282_tm.pdf>. Disponível em: 19 set. 2017.

MATTAR, J. Web 2.0 e Redes Sociais na Educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 4. ed. Campinas, São Paulo: Papirus. 2009.

MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. Sociologia e Teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, A. F.; TADEU, T. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MOURA, D. H. Ensino médio e Educação profissional: dualidade histórica e possibilidades de integração. In: MOLL, J. (Org). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades, Porto Alegre: Artmed, 2010.

MUZI, A. C. Na Sala de aula com as Tecnologias da Informação e Comunicação: percepções e vivências docentes. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba – PR, 2014. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/junho2016/ed_profissional_dissertacoes/dissertacao_adilson_carlos_muzi.pdf>. Acesso em: 18 set. 2017.

ORTIGARA. C.; GANZELI. P. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: permanências e mudanças. In: BATISTA. E. L.; MULLER. M. T. (Org.). A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Alínea, 2013.

PIMENTA, E. L. L. O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Língua Portuguesa na Cidade de Anápolis, Goiás. Dissertação (Mestrado) –Centro Universitário de Anápolis, UniEvangélica, 2015. Disponível em: <http://www.unievangelica.edu.br/files/images/ELAINE%20%20PIMENTA.pdf>. Acesso em: 14 set. 2017.

RAMOS, M. Ensino médio Integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, J. (Org). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

RIBEIRO, M. R. Redes Sociais: Possibilidade de práticas educativas na educação superior. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, 2013. Disponível em: <http://unisal.br/wp-content/uploads/2015/09/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Mauro-Rodrigues-Ribeiro.pdf>. Acesso em: 15 set. 2017.

SANCHO, J. M. De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos educativos. In: SANCHO, J. M. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SANTOS, L. A Construção do Currículo: seleção do conhecimento escolar. Salto para o futuro. Currículo: conhecimento e cultura, v. 29, n. 1, abr. 2009.

SANTOS, D. C. dos. Tecnologias da Informação e Comunicação na Prática pedagógica docente. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário UNIVATES, Lajeado - RS, jan. 2016. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1047/1/2016DomingasCantanhededosSantos.pdf>. Acesso em: 17 set. 2017.

SAVIANI, D. O Choque Teórico da Politecnia: trabalho, educação e saúde. Revista da EPSJV/Fiocruz, Rio de Janeiro, n.1, p. 131-152, 2003.

TOLEDO, B. S. O Uso de Softwares como ferramenta de ensino-aprendizagem na educação do Ensino médio/técnico no Instituto Federal de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências Empresariais - FACE, Belo Horizonte, MG, set. 2015. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/sigc/article/view/3163/1891>. Acesso em: 19 set. 2017.

VEIGA, I. P. A. Escola, currículo e ensino. In: VEIGA, I. P. A.; CARDOSO, M. H. F. (Org.) Escola Fundamental: currículo e ensino. Campinas, SP: Papirus, 1995.

Publicado
2017-12-20
Seção
Artigos Originais