INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DE SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

  • Maria Janice Pereira Lopes Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Dárcio Luiz de Sousa Júnior Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
Palavras-chave: Ensino, Graduação, Iniciação Científica

Resumo

A iniciação científica é um programa desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior que permite introduzir estudantes da graduação na pesquisa científica, servindo de apoio técnico e metodológico para a sua formação. A finalidade deste programa é promover o desenvolvimento do estudante-pesquisador, o qual praticará os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, dando-lhe maturidade intelectual e desenvolvendo sua compreensão em relação à ciência concedendo-lhe possibilidades futuras, tanto acadêmicas quanto profissionais. O objetivo central deste trabalho foi o de compreender a contribuição da iniciação científica na formação acadêmica, por meio de uma pesquisa bibliográfica em teses, dissertações, artigos e trabalhos apresentados em congresso e/ou simpósio que abordaram o tema. Concluindo que a iniciação científica traz inúmeros benefícios aos jovens universitários, ao se constituir em um excelente instrumento educativo possibilitando ao estudante a participação do processo de produção do conhecimento científico de sua área de formação, melhores desempenhos nas seleções para a pós-graduação, espírito de equipe, mais facilidade de falar em público e de se adaptar às atividades didáticas, transforma-o de agente passivo para ativo, permite-lhe uma evolução que implicará em resultados positivos para a universidade e para a comunidade em que este estudante esteja inserido.

Biografia do Autor

Maria Janice Pereira Lopes, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
Farmacêutica, Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Departamento de Biofisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.
Dárcio Luiz de Sousa Júnior, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
Biomédico, Especialista em Microbiologia Clínica, Departamento de Biofisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil

Referências

ÂNIMA Educação. Veja os principais benefícios da Iniciação Científica para o aluno. Disponível em: <http://blog.una.br/veja-os-principais-beneficios-da-iniciacao-cientifica-para-o-aluno/> Acesso em: 31 out. 2017.

BARIANI, I.C. Estilos Cognitivos de Universitários e Iniciação Científica. 1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, 1998.

BAZIN, M.J. O Que é a iniciação científica. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 81-88, jun. 1983.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm.> Acesso em: 31 out. 2017.

BRIDI, J.C. A. A Iniciação Científica na Formação do Universitário. 2004. 147f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

CAMPOS, F.G.G.; SANTOS, R.F.; SANTOS, F.C.P. A importância da pesquisa científica na formação profissional dos alunos do curso de educação física do Unileste-MG. MOVIMENTUM - Revista Digital de Educação Física, Ipatinga, v. 4, n. 2, ago./dez. 2009.

CNPq, Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Iniciação Científica. Disponível em: <http://goo.gl/W8pOJz>. Acesso em: 23 out. 2017.

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O que é PIBIC? Disponível em: <http://www.inpe.br/bolsas/pibic/index.php.> Acesso em: 31 out. 2017.

DELIBERAÇÃO CONSU-A-24, de 30/09/03 Do Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - FAEPEX. Disponível em: <https://www.prp.unicamp.br/pt-br/deliberacao-consu-0242003>. Acesso em: 29 out. 2017.

FAVA-DE-MORAES, F.; FAVA, M. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 73-77, jan./mar. 2000.

FERNANDES, M. C. S. G. Concepções de qualidade de ensino na perspectiva docente em um centro universitário privado e noturno. Tese (Doutorado em Educação) - UNESP, Araraquara, 2002.

FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz. O que é Iniciação científica. Disponível em: <http://www.juventudect.fiocruz.br/iniciacao-cientifica/o-que-e-iniciacao-cientifica>. Acesso em: 30 out. 2017.

GRAY, D. E. Doing research in the real world. 3. ed. Londres: Sage, 2014.

LOPES, N. D. Importância da Iniciação Científica na Universidade. Reverso Online. Bahia, mar. 2014. Disponível em: <https://www3.ufrb.edu.br/reverso/importancia-da-iniciacao-cientifica-na-universidade/>. Acesso em: 28 mar. 2018.

MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Estudos sobre Iniciação Científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p. 173-197, jan./abr 2010.

MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Pesquisas sobre Iniciação Científica no Brasil: características do seu desenvolvimento nas universidades e contribuições para os graduandos. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 1, n. 1, p. 38-64, 2014.

MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Ed. da Unesp digital, 2015.

OLIVEIRA, C.S. A Importância da Iniciação Científica para a Universidade, para o Estudante e para a Comunidade. 2008. Disponível em: <https://cassioso.wordpress.com/importancia-da-iniciacao-cientifica/>. Acesso em: 31 out. 2017.

OLIVEIRA, L.C.V. Iniciação à pesquisa no ensino superior: o novo e o velho espírito científico nas atividades acadêmicas. Reunião Anual da ANPED, 2001.

PACHANE, G.G. A Universidade vivida: a experiência universitária e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da perspectiva do aluno. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

PELUSO, D.L. O Incentivo a pesquisa científica na formação inicial de professores de educação física. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), 18., V Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE), 5. Anais... [s.l.; s.n.], 2013.

PIMENTA, S.G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.

PINTO, N.L.S.; FERNANDES, L.M.A.; SILVA, F.F. Para além da formação acadêmica: As contribuições da iniciação científica para o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes da área de administração. Administração: Ensino & pesquisa, Rio de Janeiro v. 17, n. 2, p. 301-325, 2016.

SANCHES, C. O desafio de fazer pesquisa científica no Brasil. LabNetwork, São Paulo Ago. 2016. Disponível em: <http://www.labnetwork.com.br/especiais/o-desafio-de-fazer-pesquisa-cientifica-no-brasil/>. Acesso em: 28 mar. 2018.

SANTOS, E. A. Produção científica: uma análise de sua contribuição na formação acadêmica e profissional dos discentes de ciências contábeis da UEFS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, 2011.

SANTOS, E. S. O Professor como Mediador no Processo Ensino Aprendizagem. Revista Gestão Universitária, n. 40. Disponível em: <http://www.udemo.org.br/RevistaPP_02_05Professor.>. Acesso em: 30 out. 2017.

SANTOS, A.C.; FERREIRA, F.L. Importância da pesquisa como princípio educativo para a formação científica de educandos do ensino superior. Caderno Intersaberes, v. 3, n. 4, p. 70-80, 2014.

SILVA, L. F. F. Iniciação científica: contexto e aspectos práticos. Rev Med., São Paulo. v. 91, n. 2, p. 128-36, abr./jun. 2012.

SIMÃO, L. M. et al. O Papel da iniciação científica para a formação em pesquisa na pós-graduação. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA E INTERCÂMBIO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, 6., 1996. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPPEP, 1996. p. 111-113.

SHIGUNOV NETO, A.S.; MACIEL, L. S. B. A Importância da pesquisa para a prática pedagógica dos professores que atuam na educação superior brasileira: algumas discussões iniciais. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, v. 1, n. 1, p. 4-23, 2009.

Publicado
2018-07-04
Seção
Artigos de Revisão