No Meio do Caminho Tinha... A Ortografia!
Palavras-chave:
Linguagem, Ensino, Gramática, Ortografia, Language, Education, Grammar, Orthography.
Resumo
Pressupondo que as práticas relacionadas à língua materna, especificamente as desenvolvidas em sala de aula, estabelecem um intercâmbio contínuo e dialético com as demais práticas sociais historicamente delimitadas, defendemos que a organização de conteúdos, o planejamento e a implantação de atividades, a escolha de material e dos recursos didáticos, assim como a avaliação do ensino e da aprendizagem, são resultantes das concepções dos agentes engajados no processo de ensino e das escolhas que delas decorrem. Dessa forma, o presente artigo tem como intuito relacionar a concepção interacionista de linguagem e a questão de ensinar e de aprender gramática por meio de gêneros discursivos, uma vez que a prática de análise e de reflexão sobre a língua, por essa via, pode ser fundamental para a expansão da capacidade de interpretar e de produzir textos. A partir dela, é possível explicitar saberes implícitos dos alunos, abrindo espaço à sua reelaboração (no caso da escrita), ou à discussão sobre diferentes sentidos atribuídos ao texto, no caso da leitura, e ainda sobre elementos discursivos que validam ou não essas atribuições de sentido. Essa prática promove uma atividade constante de formulação e verificação de hipóteses sobre o funcionamento da linguagem, por exemplo, na observação de regularidades – tanto no sistema de escrita quanto nos aspectos ortográficos ou gramaticais.
Publicado
2008-09-29
Edição
Seção
Artigos Originais
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
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