METODOLOGIAS ATIVAS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE SOBRE O ESTADO DA ARTE

Palavras-chave: Contabilidade, Ensino em Ciências Contábeis, Ensino Superior, Metodologias Ativas, Tecnologia da Informação e Comunicação

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar o estado da arte das discussões sobre metodologias ativas nos cursos de ciências contábeis, das Instituições de Ensino Superior no Brasil. Destaca-se, que as discussões sobre a utilização das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem é um assunto em evidência. Cabe ressaltar que, quando aliada às Tecnologias da Informação e Comunicação, um tema consolidado na sociedade, as metodologias ativas podem contribuir no desenvolvimento de relevantes competências para os acadêmicos. Nesse sentido, foram levantados junto à base de dados da CAPES os estudos que discutiram sobre a temática em questão. Os resultados evidenciaram que há significativas questões a serem investigadas sobre a aplicação das metodologias ativas nos cursos de graduação em ciências contábeis. Entretanto, com o avanço da disponibilidade de programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade, principalmente em nível de doutorado, com ênfase na linha de pesquisa específica em educação e pesquisa contábil, espera-se que novos estudos possam ser desenvolvidos.

Biografia do Autor

Samuel Lyncon Leandro de Lima, Universidade Cesumar - UniCesumar
Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel (PR), Brasil.
Érica Gambarotto Jardim Bergamim, Universidade Cesumar - UniCesumar
Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora mediadora da Pós-graduação EaD (UNICESUMAR), Maringá, PR, Brasil.
Sara Talitiane Viana Machado Leandro de Lima , Universidade Cesumar - UniCesumar
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.

Referências

ADLER, R. W.; WHITING, R. H.; WYNN-WILLIAMS, K. Student-led and teacher-led case presentations: empirical evidence about learning styles in an accounting course. Accounting Education, v. 13, n. 2, p. 213-229, 2004.

AMARAL, M. S.; et al. Métodos de ensino utilizados no curso de ciências contábeis de uma instituição pública de minas gerais. Revista Cont. UFBA, v. 9, n. 2, p. 19 - 32, 2015.

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, p. 67-100, 2004.

ANPCONT. Histórico. Disponível em: http://anpcont.org.br/historico/. Acesso em: 23 nov. 2019.

ANPCONT. Institucional. Disponível em: http://anpcont.org.br/institucional/. Acesso em: 23 nov. 2019.

BREDA, Z. CFC envia carta à revista Veja e contesta dados da reportagem “Elas vão substituir você”. Conselho Federal de Contabilidade, 2018. Disponível em: https://cfc.org.br/noticias/cfc-envia-carta-a-revista-veja-e-contesta-dados-da-reportagem-elas-vao-substituir-voce/. Acesso em: 04 mar. 2020.

GOMES, A. R. V.; FERREIRA, R. M.; LIMA, S. L. L.; WALTER, S. A. Satisfação dos acadêmicos de ciências contábeis: um estudo com equações estruturais. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 19, p. 75-98, n. 1, 2020.

GUEDES, K. L.; ANDRADE, R. O. B.; NICOLINI, A. M. A avaliação de estudantes e professores de administração sobre a experiência com a aprendizagem baseada em problemas. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 16, n. 1, p. 71-100, 2015.

GUERRA, C. J. O.; TEIXEIRA, A. J. C. Os impactos da adoção de metodologias ativas no desempenho dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior mineira. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 10, n. 4, p. 380-397, 2016.

HENDRIKSEN, E. S.; VAN BREDA, M. F. Teoria da contabilidade. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

KENSKI, V. M. Novos processos de interação e comunicação no ensino

mediado pelas tecnologias. Cadernos de Pedagogia Universitária. São

Paulo: FEUSP, 2008.

LAFFIN, M. Ensino da contabilidade: componentes e desafios. Contabilidade Vista & Revista, v. 13, n. 3, p. 09-20, 2002.

LIMA, S. L. L. et al. As mídias sociais são um problema? A percepção dos discentes sobre as estratégias de ensino em contabilidade. Revista Perspectivas Contemporâneas, v. 14, n. 2, p. 87-106, 2019.

LIMA, S. L. L; et al. Mídias sociais, uma questão a ser enfrentada: a percepção dos alunos sobre as abordagens metodológicas e os princípios do conectivismo. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 115-136, 2020.

LOPES, A. B.; IUDÍCIBUS, S. Teoria avançada da contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MADUREIRA, N. L.; JUNIOR, F.S; GOMES, J. S. Estudo sobre os métodos de ensino utilizados nos cursos de ciências contábeis e administração da universidade estadual do Rio de Janeiro (UERJ): a percepção de docentes e discentes. RIC - Revista de Informação Contábil, v. 5, n. 2, p. 43-63, 2011.

MARTINI, C. M. A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2013.

MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 2, n. 1, p. 93-109, 2013.

MEC. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/emec/nova. Acesso em: 23 nov. 2019.

OLIVEIRA NETO, J. D.; GOMES, G. S.; TITTON, L. A. Using technology driven flipped class to promote active learning in accounting. Revista Universo Contábil, v. 13, n. 1, p. 49-64, 2017.

PINCUS, K. V. et al. Forces for change in higher education and implications for the accounting academy. Journal of Accounting Education, v. 40, p. 1-18, 2017.

PPGCC-FEA-USP. Pós-Graduação. Disponível em: https://www.fea.usp.br/contabilidade/pos-graduacao. Acesso em: 24 nov. 2019.

SILVA, A. C. R. Metodologia da pesquisa aplicada a contabilidade. Salvador: UFBA, 2017.

SILVA, U. B. et al. Concepções Pedagógicas e mudanças nas Práticas Contábeis: um estudo sobre o modelo educacional adotado em uma universidade pública e a formação crítico-reflexiva do contador. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 6, n. 2, p. 54-66, 2014.

SOARES, J. M. M. V. et al. Metodologias ativas de ensino: evidências da aplicação do método de caso nos cursos de ciências contábeis e administração. Revista Mineira de Contabilidade, v. 20, n. 3, p. 92-103, 2019a.

SOARES, S. V. et al. Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 17, n. 1, p. 65-97, 2019b.

SUNDER, S. Teoria da contabilidade e do controle. São Paulo: Atlas, 2014.

Publicado
2020-12-29
Seção
Artigos Originais