Processo de Decisão de Compra de Óleos Lubrificantes na Paraíba
Resumen
O objetivo deste trabalho é estudar o processo de tomada de decisão de compra de um mercado específico: consumidores de óleos lubrificantes no Estado da Paraíba. O modelo teórico utilizado para a realização de estudo foi o de Blackwell, Engel e Miniard (2005). Realizou-se um levantamento quantitativo em que, durante um mês, foram coletados 376 questionários, distribuídos em quatro cidades: João Pessoa, Mamanguape, Campina Grande e Cajazeiras. Os resultados mostram que, em seu processo de decisão de compra, os consumidores pesquisados reconhecem a necessidade de compra internamente e realizam a busca de informações através da procura interna por produtos que já utilizaram e da busca externa em fontes comerciais. Verificou-se também que os atributos considerados mais importantes para a escolha do produto são a marca, a indicação do fabricante do veículo e a qualidade dos serviços oferecidos pelo varejista. Verificou-se forte influência da comunicação boca a boca, conforme as opiniões dos respondentes. Finalmente, verifica-se que os consumidores consideram importante o descarte adequado do óleo lubrificante e seus resíduos.
Publicado
2012-04-10
Sección
Artigos Originais
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