Perfil dos Consumidores de Carne Bovina da Região Centro-Oeste
Palavras-chave:
Hábitos Alimentares, Princípio da Imitação-Distinção, Consumo de Carne Bovina.
Resumo
O presente estudo tem como objetivo a avaliação do comportamento de consumo de carne bovina no Centro-Oeste verificando o perfil dos consumidores. A revisão teórica discute mudanças nos hábitos alimentares que podem influir no posicionamento estratégico das empresas. O princípio de imitação-distinção, defendido por Bourdieu como um dos fatores determinantes da evolução dos hábitos alimentares pôde ser verificado. O estudo traz a evolução do consumo de carne bovina no Brasil a partir de séries históricas. Utilizou-se o método dedutivo de pesquisa e a pesquisa documental e de campo (survey) como métodos de procedimento. O perfil encontrado para os consumidores de carne bovina acima da média é caracterizado por pessoas de 30 a 39 anos, com renda e escolaridade baixa e possuem dificuldades em aquisição de alimentos. Também foi constatado que o princípio da imitação-distinção exerce influência sobre a evolução do comportamento de consumo alimentar.
Publicado
2011-08-11
Edição
Seção
Artigos Originais
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