Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos

  • Dércia Antunes de Souza Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Sergio Feliciano Crispim Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marcos Antonio Gaspar Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Rosângela Sarmento Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Luis Paulo Bresciani Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira do segmento de insumos químicos e adesivos sob o prisma das teorias de poder de mercado e do comportamento organizacional. É um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de dados os documentos fornecidos pela empresa, entrevistas com seus executivos, informações disponíveis em seu website e anuários de comércio exterior. Adotou-se o procedimento de adequação à teoria, já que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias já consolidadas. Conclui-se que a estratégia adotada pela Artecola ajusta-se à Teoria do Poder de Mercado de Hymer, ou seja, a empresa buscou intensificar sua posição no exterior e expandir suas operações para outros mercados quando as possibilidades de concentração de mercado se exauriram nos países em que já operava. E, também, que é coerente com a Teoria Comportamental do Modelo de Uppsala, que identifica a distância psíquica como fator relevante na escolha de um país pela empresa que decide se internacionalizar.

Biografía del autor/a

Dércia Antunes de Souza, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Doutoranda em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. E-mail: derciaantunes@uol.com.br
Sergio Feliciano Crispim, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Doutor em Administração pela USP, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (M/D) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. E-mail: scripim@uol.com.br
Marcos Antonio Gaspar, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Doutor em Administração pela USP, Professor do PPGA da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. E-mail: marcos.gaspar@uscs.edu.br
Rosângela Sarmento Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Mestranda em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. E-mail: rosangelasarmento13@gmail.com
Luis Paulo Bresciani, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Doutor em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (M/D) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. E-mail: lpbresciani@uscs.edu.br
Publicado
2012-10-08
Sección
Artigos Originais