<b>Satisfação no Trabalho: Estudo de Caso em uma Cooperativa de Crédito do Setor Público
Palavras-chave:
Comportamento Organizacional, Satisfação no Trabalho, Cooperativa de Crédito, Setor Público
Resumo
O estudo teve como objetivo central investigar a satisfação no trabalho de empregados de uma Cooperativa de Crédito. Teoricamente o estudo ancorou em Siqueira et al. (2008). Em termos metodológicos, adotou-se a abordagem quantitativa, realizando pesquisa descritiva e, como estratégia, o estudo de campo e de caso. O foco do estudo foi uma Cooperativa de Crédito voltada para o setor público, localizada na cidade de Belo Horizonte - MG, com 12 funcionários, dos quais, por acessibilidade, 10 compuseram a amostra. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário. A análise dos dados se deu por meio da estatística descritiva, compreendendo medidas descritivas como média, moda, desvio padrão, mediana e percentis. Quanto à avaliação de diferença entre os escores referentes às satisfações no trabalho foi utilizado o teste não paramétrico de Friedman. Para a avaliação de diferenças entre os setores da instituição e os fatores referentes à satisfação no trabalho, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Em termos de resultados globais constatou-se uma situação variando entre satisfação e indiferença, ou seja, nem satisfação e nem insatisfação com o contexto de trabalho pesquisado. Não houve diferença significativa entre os setores avaliados. Os fatores que apontaram satisfação foram satisfação com a chefia, com colegas de trabalho e com o trabalho em si. Já os fatores que foram avaliados como indiferentes foram o salário, falta de estabilidade na relação de emprego e falta de critérios adequados para decisão em relação às promoções.
Publicado
2014-02-11
Edição
Seção
Artigos Originais
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