O Papel do Pedagogo: Divergências Entre a Formação e o Cotidiano de Atuação
Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Ensino Noturno, Polivalência, Valorização Profissional
Resumo
Desde sua emergência, em 1939, até os dias atuais, o Curso de Pedagogia no Brasil vem sendo alvo de estudos e discussões por diversos autores. Entre tantos aspectos discutidos estão presentes os impasses da identidade do pedagogo, da qualidade de sua formação, considerando as diversas áreas de sua atuação. Este estudo é resultado de uma pesquisa sobre a atuação do pedagogo realizada em uma Escola Estadual, localizada na região Sul da cidade de Cascavel (PR). Em relação à observação realizada na escola verificou-se a sobrecarga de trabalho realizado pela coordenadora de ensino, única responsável pelo atendimento das demandas do ensino noturno na escola. Entende-se que essa situação desvaloriza a especificidade de sua função, sendo o trabalho pedagógico muitas vezes secundarizado nas escolas, pois este passa a desempenhar um papel emergencial. Nesse sentido compreendemos que o pedagogo não deve perder de vista sua identidade enquanto profissional, que é a de estudar as relações educacionais, fazendo com que o ato educativo converta-se em uma aprendizagem significativa. Essa condição interpõe o desenvolvimento de políticas que valorizem sua formação definindo papéis e responsabilidades quanto à sua atuação, políticas estas que exigem o diálogo entre governo e universidades. Melhores condições de trabalho nas escolas e uma política de valorização desse profissional responderiam com a minimização das situações mais imediatas do cotidiano escolar, permitindo o emprego de mais esforços com as tarefas pedagógicas.
Publicado
2014-11-10
Edição
Seção
Artigos Originais
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Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
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