MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INCOMUNICAÇÃO NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE JOHN DEWEY, CÉLESTIN FREINET E PAULO FREIRE

Autores/as

  • Claudia Chaves Fonseca

Palabras clave:

Educação, Comunicação, Mídia, Educação comparada

Resumen

O artigo visa problematizar, em abordagem comparada, os conceitos de comunicação no pensamento educacional de John Dewey (1859-1952), Célestin Freinet (1896-1966) e Paulo Freire (1922-1997), particularmente no que diz respeito aos meios de comunicação em suas obras pedagógicas, embora essas tecnologias não tenham sido tema privilegiado em suas considerações sobre o tema comunicação. Os autores tecem críticas aos aparatos comunicativos, pois promoveriam desorientação por excesso de informação, massificação e apelo ao consumo. Todavia, é possível observar nuances analíticas: Dewey acreditava que a mídia ainda poderia retomar seu papel na criação da comunidade social, Freinet encorajava os alunos a apropriar-se dos códigos narrativos para entender a lógica midiática e Freire advogava uma Pedagogia da Comunicação.

Biografía del autor/a

Claudia Chaves Fonseca

Doutora em Educação (PUC Minas), Mestre em Comunicação (UFMG). Professora e pesquisadora

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Publicado

2017-12-20

Cómo citar

Fonseca, C. C. (2017). MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INCOMUNICAÇÃO NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE JOHN DEWEY, CÉLESTIN FREINET E PAULO FREIRE. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 22(2), 425–442. Recuperado a partir de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/5906

Número

Sección

Artigos de Revisão