DESEMPENHO ACADÊMICO NA DISCIPLINA DE GESTÃO FINANCEIRA: O QUE REVELAM OS DISCENTES DA UFAL?

Palavras-chave: Ensino em administração, Aprendizagem, Desempenho acadêmico

Resumo

Considerando as características alusivas ao processo de ensino- aprendizagem no cenário das universidades, essa pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho acadêmico dos discentes do curso de administração da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na disciplina de gestão financeira e orçamentária. Foi realizada uma pesquisa descritiva com dados secundários, das notas e faltas no período de 2015 a 2019, por meio das pagelas das disciplinas. Para evidenciação dos resultados por meio das inferências estatísticas foram utilizados os testes de correlação de pearson, análise de regressão linear e t-student (p<0.05). As maiores médias foram constatadas na segunda parte da disciplina, com médias de 6,69 e 6,73 nos turnos matutino e noturno, respectivamente, porém a diferença não ofereceu significância estatística. Em ambas as disciplinas houve reprovações em decorrência do abandono por parte dos alunos. O semestre 2019.2 alcançou o maior índice de reprovação (85,37%) enquanto 2017.2 obteve o menor índice (8%). Conclui-se que há deficiência em relação ao desempenho dos alunos e que fatores como a motivação, contato prévio com assuntos relacionados à disciplina, didática e aos métodos influenciam no desempenho demandando esforços contínuos para a concretização de um contexto em que alunos sejam partícipes ativos deste processo.

Biografia do Autor

Walter Araújo de Lima Filho, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió (AL), Brasil.
Natallya de Almeida Levino, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Brasil.

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Publicado
2021-12-28
Seção
Artigos Originais