Alinhando Estratégia e Resultado: Proposta de Balanced Scorecard para uma Pequena Empresa de Comércio Varejista

  • Ana Claudia Machado Padilha Universidade de Passo Fundo
  • Fernando Caxambu Universidade de Passo Fundo
  • Juliana Birkan Azevedo Universidade de Passo Fundo
  • Antonio Genésio Vasconcelos Neto Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
  • Paloma de Mattos Fagundes Universidade Federal de Santa Maria
  • Julcemar Bruno Zilli Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis (FEAC) – Universidade de Passo Fundo (UPF)
Palavras-chave: Estratégia, Planejamento, Balanced Scorecard

Resumo

A complexidade dos negócios aliada à concorrência intensa entre as empresas tem forçado os gestores a desenvolverem estratégias cada vez mais dinâmicas para sustentarem vantagens competitivas. Desta forma, o estudo tem como objetivo desenvolver o Balanced Scorecard (BSC), a partir do planejamento estratégico de uma microempresa varejista, traduzindo a estratégia em objetivos e medidas na perspectiva financeira do consumidor, processos internos e aprendizado e crescimento. Apesar de limitações como falta de planejamento no longo prazo e que apenas indicadores financeiros são atualmente usados, o BSC vem como uma proposta para contribuir na gestão desta microempresa. Como resultados significativos do estudo, destaca-se que o BSC pode fazer com que a empresa se posicione melhor no mercado, buscando excelência no atendimento e resultando em vantagem competitiva. Para tanto, diferentes ações na área financeira, de clientes, de processos internos e aprendizagem e crescimento foram criadas para melhorar o desempenho da empresa no mercado competitivo.

Biografia do Autor

Ana Claudia Machado Padilha, Universidade de Passo Fundo
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1995), Especialização em Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade de Passo Fundo (2001), Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É professora e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo, atuando nos cursos de Administração e Tecnológico em Agronegócios. Academicamente, tem experiência na área de Administração, com ênfase em Agronegócios, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia competitiva e cooperativa, inovação tecnológica e capacidade absortiva.
Juliana Birkan Azevedo, Universidade de Passo Fundo
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa Estratégia Organizacional (2014). Possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2012).
Antonio Genésio Vasconcelos Neto, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Julcemar Bruno Zilli, Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis (FEAC) – Universidade de Passo Fundo (UPF)
Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis (FEAC) – Universidade de Passo Fundo (UPF)
Publicado
2016-08-03
Seção
Artigos Originais