Iscas Atrativas na Captura de Metamasius spp. (Coleoptera: Curculionidae) em Plantio Comercial de Helicônias

  • Josevan Ramos Carneiro Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Elisângela Alves dos Santos Felix Melo UESC
  • Maria Aparecida Leão Bittencourt UESC
Palavras-chave: Atrativo Alimentar, Broca-rajada, Entomologia Agrícola, Flores Tropicais

Resumo

Visando contribuir no manejo de pragas em plantio de flores tropicais, os objetivos deste estudo foram: (1) verificar a incidência (%) de Coleoptera, com ênfase em Metamasius Horn (Curculionidae) em plantio de helicônias; (2) avaliar atrativo alimentar e feromônio na captura de insetos adultos; e (3) observar e registrar ocorrência de inimigos naturais. Foram instaladas 16 armadilhas PET em área comercial de helicônias (14º 33’S; 39º 19’W; 142 m), em Uruçuca (Bahia), tendo sido utilizados como atrativos os seguintes tratamentos: toletes de cana-de-açúcar (T1), toletes de cana-de-açúcar + feromônio (RMD-1®) (T2), pseudocaule de helicônias (T3), e pseudocaule de helicônias + feromônio (RMD-1®) (T4). Quinzenalmente, os insetos foram retirados das armadilhas e os atrativos alimentares foram substituídos, e a cada 60 dias foi feita a troca do feromônio. Nas armadilhas com toletes de cana-de-açúcar + feromônio e apenas toletes de cana-de-açúcar foram capturados o maior número de adultos. Foram identificadas as espécies Metamasius hemipterus (L.), M. canalipes (Gyllenhal), M. distortus (Gemminger & Harold) e M. bisbisignatus (Gyllenhal). Adultos de Metamasius estavam infectados por fungos entomopatogênicos, e foram capturados exemplares de Histeridae (Hololepta Payk e Omalodes Erichson) que são predadores de larvas. Portanto, o uso de armadilhas apenas com o atrativo alimentar – tolete de cana-de-açúcar torna-se uma opção de baixo custo para a captura massal destes insetos em área de plantio de helicônias.

Biografia do Autor

Josevan Ramos Carneiro, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Discente do curso de Agronomia Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus (BA), Brasil; Bolsista do Programa de Iniciação Científica da UESC – ICB.
Elisângela Alves dos Santos Felix Melo, UESC
Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus (BA), Brasil; Bolsista CNPq – Apoio Técnico.
Maria Aparecida Leão Bittencourt, UESC
Doutora em Entomologia/ESALQ - Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, Brasil; Docente Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus (BA), Brasil.
Publicado
2014-11-04
Seção
Artigos de Iniciação Científica