A Sociologia de Pierre Bourdieu: Considerações Acerca do Conceito de Habitus

Vanessa Alves Bertolleti, Mário Luiz Neves Azevedo

Resumo


Este estudo é uma investigação acerca da trajetória intelectual do sociólogo francês Pierre Bourdieu, mais especificamente de um de seus conceitos mais utilizados e conhecidos no campo da educação, o habitus. O objetivo do trabalho é iniciar uma discussão acerca do referencial teórico de Pierre Bourdieu, considerando a relevância de suas obras no cenário educacional brasileiro, de acordo com a discussão acerca do ensino iniciado pelo autor. A metodologia utilizada para se proceder à investigação pautou-se em leituras das principais obras do autor, bem como de seus comentadores. Com base na repercussão e impacto da produção teórica de Bourdieu e segundo as leituras e estudos empreendidos, pode-se perceber que os conceitos de Pierre Bourdieu, entre eles o habitus, permanecem fomentando discussões nos campos que o autor se propôs a analisar, principalmente em relação ao campo educacional.

Palavras-chave


Pierre Bourdieu; Habitus; Estruturas Sociais; Sistema de Ensino.

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Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

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