A Sociologia de Pierre Bourdieu: Considerações Acerca do Conceito de Habitus

  • Vanessa Alves Bertolleti Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Mário Luiz Neves Azevedo Universidade Estadual de Maringá – UEM
Palavras-chave: Pierre Bourdieu, Habitus, Estruturas Sociais, Sistema de Ensino.

Resumo

Este estudo é uma investigação acerca da trajetória intelectual do sociólogo francês Pierre Bourdieu, mais especificamente de um de seus conceitos mais utilizados e conhecidos no campo da educação, o habitus. O objetivo do trabalho é iniciar uma discussão acerca do referencial teórico de Pierre Bourdieu, considerando a relevância de suas obras no cenário educacional brasileiro, de acordo com a discussão acerca do ensino iniciado pelo autor. A metodologia utilizada para se proceder à investigação pautou-se em leituras das principais obras do autor, bem como de seus comentadores. Com base na repercussão e impacto da produção teórica de Bourdieu e segundo as leituras e estudos empreendidos, pode-se perceber que os conceitos de Pierre Bourdieu, entre eles o habitus, permanecem fomentando discussões nos campos que o autor se propôs a analisar, principalmente em relação ao campo educacional.

Biografia do Autor

Vanessa Alves Bertolleti, Universidade Estadual de Maringá – UEM
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Maringá – UEM; Bolsista da CAPES. E-mail: nessabert@hotmail.com
Mário Luiz Neves Azevedo, Universidade Estadual de Maringá – UEM
Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR; Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP; Docente adjunto da Universidade Estadual de Maringá – UEM. E-mail: mario.de.azevedo@uol.com.br; mlnazevedo@uem.br
Publicado
2009-10-21
Seção
Artigos Originais