Análise do desempenho motor em crianças prematuras: comparativo com padrões de normalidade

  • Bárbara Munhoz Lopes Faculdade de Apucarana - FAP
  • Hébila Fontana Duarte Faculdade de Apucarana - FAP
Palavras-chave: Prematuros, Cuidador, Incapacidade.

Resumo

RESUMO: Novas tecnologias levaram a um aumento de sobrevida de recém-nascidos prematuros sem, no entanto, reduzir déficits motores, sensoriais e dificuldades de aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho motor de crianças prematuras através do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e comparar com padrões de normalidade. O PEDI consiste de um questionário que documenta o perfil funcional de crianças entre 6 meses e 7 anos e meio de idade. Participaram do estudo 6 crianças prematuras, que já haviam sido atendidas na Clínica Escola de Fisioterapia/Nutrição da FAP “Drª. Sônia Gusman” no período de 01/08/2005 a 30/05/2007, que tivessem idade entre 3 anos e 6 anos e que nasceram prematuras. O presente estudo foi realizado na mesma Clínica Escola no período de julho de 2010 e os pais foram convidados a vir até Clínica Escola uma única vez para responder ao questionário. Acreditando que o desenvolvimento é o resultado de uma interação entre a criança e o ambiente e que cada um influencia e é influenciado pelas respostas do outro, ao término do presente estudo foi possível avaliar o desempenho motor dessas crianças e observar que elas estão de acordo com os padrões de normalidade.

Biografia do Autor

Bárbara Munhoz Lopes, Faculdade de Apucarana - FAP
Discente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Apucarana – FAP. E-mail: negamunhoz@hotmail.com
Hébila Fontana Duarte, Faculdade de Apucarana - FAP
Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Apucarana – FAP. E-mail: hebiladuarte@ibest.com.br
Publicado
2011-11-01
Seção
Artigos Originais