Desenvolvimento da cidade de Lunardelli através do turismo religioso; existe sustentabilidade? ou basta ter fé?

  • Luiz Alexandre Solano Rossi CESUMAR
  • Loide Caetano CESUMAR
  • Katiana Maria Embrizi Janolio CESUMAR
Palavras-chave: desenvolvimento turístico, fé, sociedade

Resumo

O turismo religioso do Município de Lunardelli, Estado do Paraná, teve início em meados de 1990, quando foi realizada a primeira Novena de Santa Rita de Cássia, a Santa dos desesperados e das causas impossíveis. A devoção à Santa Rita de cássia tem sido o fator responsável pela atração de milhares de devotos, incluindo a cidade de Lunardelli no roteiro turístico religioso do Paraná. A problemática abordada neste trabalho científico gira em torno da sustentabilidade do desenvolvimento do turismo religioso do Paraná. A proposta da pesquisa é avaliar a inserção de novas formas de ação para o desenvolvimento de um turismo sustentável integrando visitantes e a comunidade local e conscientizando a população sobre a importância do turismo e os benefícios que ele pode gerar a economia local, como geração de empregos, sustentação econômica, valorização da cultura e preservação do meio ambiente. Com os resultados finais da pesquisa pretende-se apresentar propostas de melhorias no desenvolvimento turístico, proporcionando bem-estar à população local, aos visitantes e ao comércio em geral, orientando que o planejamento turístico é primordial para a sustentação do turismo religioso local. Toma-se imprescindível a discussão sobre o planejamento sustentável do turismo religioso em Lunardelli, tendo em vista a transformação da realidade local em apenas uma década. O método de análise baseia-se em pesquisas empíricas realizadas no município, com turistas (romeiros), a comunidade local e autoridades responsáveis pelas entidades organizadoras envolvidas na atividade turística e em embasamento teórico.

Biografia do Autor

Luiz Alexandre Solano Rossi, CESUMAR
Doutor Docente dos Cursos de Graduação em Teologia, Administração, Nutrição e Fonoaudiologia no Centro Universitário de Maringá - CESUMAR.
Loide Caetano, CESUMAR
Mestre, Docente dos Cursos de Graduação em Teologia, Publicidade e propaganda, Jornalismo e Educação Física no Centro Universitário de Maringá - CESUMAR.
Katiana Maria Embrizi Janolio, CESUMAR
Discente do Curso de Graduação em turismo e Hotelaria no Centro Universitário de Maringá - CESUMAR, bolsista do Programa de Bolsas de Inicação Científica do CESUMAR/PROBIC.
Publicado
2007-07-19
Seção
Artigos Originais