Transferência e contratransferência no discurso psicanalítico pós-freudiano sobre a histeria

Autores

  • Francielle Gonzalez Correia Gomes UEM
  • Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto UEM

Palavras-chave:

psicanálise, histeria, transferência-contratransferência

Resumo

Este trabalho se insere em uma pesquisa mais ampla, cujo objetivo é o de examinar o discurso psicanalítico pós-freudiano, sobre a histeria, até o presente. O objetivo específico do presente artigo se limita ao discurso sobre a transferência e contratransferência na análise do sujeito histérico. Foram lidos e comentados inúmeros resumos, obtidos pelo banco de dados da Associação Americana de Psicologia (APA) e escolhidos alguns poucos textos para um comentário mais detido. Como resultados têm-se caracterizada uma transferência que as marcas por intensa voracidade, negativa de ajuda, investimento de objeto ideal e desinvestimento do objeto real, sedução de analista, utilização maciça de identificações projetivas. A contratransferência por sua vez, aparece enquanto sentimento de culpa e paranóico na mente do psicanalista e também sentimento de ser especial e admirado e, sobretudo, de desesperança e impotência.

Biografia do Autor

Francielle Gonzalez Correia Gomes, UEM

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, Programa de Iniciação Científica da UEM/PICC, financiado pelo Departamento de Psicologia da UEM e pelo CNPq.

Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto, UEM

Profesor Doutor do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

2007-07-23

Como Citar

Gomes, F. G. C., & Mello Neto, G. A. R. (2007). Transferência e contratransferência no discurso psicanalítico pós-freudiano sobre a histeria. Iniciação Científica Cesumar, 8(1), 83–94. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/128

Edição

Seção

Artigos Originais