Educação e aprendizagem como estratégias de gestão: um olhar sobre a motivação intrínseca e o engajamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9192.2025v27e13624

Palavras-chave:

Aprendizagem, Cultura da Cooperação, Educação, Engajamento, Motivação intrínseca

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar a educação e a aprendizagem como um processo construtivo de desenvolvimento organizacional das cooperativas no Brasil, sendo esse processo compreendido como estratégia didática favorável para a produção e difusão do conhecimento, tomando por base as teorias da motivação intrínseca e engajamento.  A metodologia utilizada foi o estudo científico, bibliográfico e documental, assim como, e por análise da prática vivenciada no ambiente cooperativo. Considera-se na contextualização a constante busca das cooperativas pela excelência da gestão, incentivadas pelo Sistema Cooperativo Brasileiro, amparadas pelo Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Nesse estudo defendemos que os fatores motivação intrínseca e engajamento podem ser a chave para a produção e a difusão do conhecimento entre as cooperativas, tornando assim os dirigentes e as pessoas que compõem o quadro social da cooperativa agentes multiplicadores no processo de ensino-aprendizagem de boas práticas cooperativistas e métodos de gestão. Pretende-se trazer a reflexão sobre os efeitos das decisões das cooperativas a partir de mudanças comportamentais, mirando o desenvolvimento sustentável desse empreendimento socioeconômico. Esse estudo tem por base a pesquisa científica que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia aplicada à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Palavras-chave: Educação. Aprendizagem. Cultura da Cooperação. Motivação intrínseca e engajamento.

Biografia do Autor

Geisa Ferreira Ribeiro Felix, Universidade do Estado da Bahia

Advogada, Especialista em Gestão em Cooperativismo (UFBA e PUC) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB.

José Cláudio Rocha, Universidade do Estado da Bahia

Professor Pleno na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e fundador/coordenador do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH/UNEB). Atua no ensino presencial e a distância, em graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). É bacharel em Ciências Econômicas e Direito pela UFBA, tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Mestre e Doutor em Educação, e Pós-Doutor em Direito. Integra redes internacionais, como o Programa Harmony with Nature da ONU, e possui experiência consolidada em pesquisa, ensino e gestão acadêmica. Lidera grupos de pesquisa em Gestão, Educação e Direitos Humanos e CriaAtivos, além de atuar como avaliador em órgãos públicos. Sua produção científica inclui artigos, livros e documentários. Recebeu diversas honrarias, como a Medalha Thomé de Souza e o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. Possui experiência internacional em países da América, Europa, Ásia e Caribe, destacando-se por sua contribuição à educação, pesquisa e desenvolvimento sustentável.

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Publicado

2025-07-29

Como Citar

Felix, G. F. R., & Rocha, J. C. (2025). Educação e aprendizagem como estratégias de gestão: um olhar sobre a motivação intrínseca e o engajamento. Iniciação Científica Cesumar, 27, 38–48. https://doi.org/10.17765/2176-9192.2025v27e13624

Edição

Seção

Artigos Originais