Educação e aprendizagem como estratégias de gestão: um olhar sobre a motivação intrínseca e o engajamento
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9192.2025v27e13624Palavras-chave:
Aprendizagem, Cultura da Cooperação, Educação, Engajamento, Motivação intrínsecaResumo
Este estudo tem por objetivo apresentar a educação e a aprendizagem como um processo construtivo de desenvolvimento organizacional das cooperativas no Brasil, sendo esse processo compreendido como estratégia didática favorável para a produção e difusão do conhecimento, tomando por base as teorias da motivação intrínseca e engajamento. A metodologia utilizada foi o estudo científico, bibliográfico e documental, assim como, e por análise da prática vivenciada no ambiente cooperativo. Considera-se na contextualização a constante busca das cooperativas pela excelência da gestão, incentivadas pelo Sistema Cooperativo Brasileiro, amparadas pelo Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Nesse estudo defendemos que os fatores motivação intrínseca e engajamento podem ser a chave para a produção e a difusão do conhecimento entre as cooperativas, tornando assim os dirigentes e as pessoas que compõem o quadro social da cooperativa agentes multiplicadores no processo de ensino-aprendizagem de boas práticas cooperativistas e métodos de gestão. Pretende-se trazer a reflexão sobre os efeitos das decisões das cooperativas a partir de mudanças comportamentais, mirando o desenvolvimento sustentável desse empreendimento socioeconômico. Esse estudo tem por base a pesquisa científica que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia aplicada à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Palavras-chave: Educação. Aprendizagem. Cultura da Cooperação. Motivação intrínseca e engajamento.
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