As tecnologias digitais de informação e comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre os benefícios do seu uso no âmbito da disciplina de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9192.2025v27e13628Palavras-chave:
Educação, Ensino-aprendizagem, Geografia, Tecnologia, Tecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoResumo
A presente pesquisa investiga de que forma a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem impactado o modo de vida contemporâneo, com ênfase nas práticas educacionais. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: como o uso adequado das TDIC pode contribuir efetivamente para o processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar brasileiro? Para tanto, adota-se uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e exploratório, com base em autores que discutem as transformações sociais e pedagógicas impulsionadas pelas tecnologias. O trabalho inicia-se com uma contextualização histórica sobre o surgimento e a evolução das TDIC, passando pelo processo de modernização tecnológica e pelas políticas públicas voltadas à sua implementação nas escolas. Em seguida, analisa-se a importância de sua utilização consciente e planejada, destacando o papel do educador como mediador fundamental nesse processo. Como resultado, a pesquisa aponta que, quando bem integradas ao currículo e mediadas por práticas pedagógicas intencionais, as TDIC contribuem significativamente para o engajamento dos discentes e para o desenvolvimento de competências cognitivas, críticas e comunicativas. Conclui-se que há a necessidade de fomentar novas abordagens teóricas e metodológicas sobre o tema, com vistas a ampliar a eficácia do uso das tecnologias no ensino.
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