As tecnologias digitais de informação e comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre os benefícios do seu uso no âmbito da disciplina de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9192.2025v27e13628

Palavras-chave:

Educação, Ensino-aprendizagem, Geografia, Tecnologia, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

A presente pesquisa investiga de que forma a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem impactado o modo de vida contemporâneo, com ênfase nas práticas educacionais. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: como o uso adequado das TDIC pode contribuir efetivamente para o processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar brasileiro? Para tanto, adota-se uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e exploratório, com base em autores que discutem as transformações sociais e pedagógicas impulsionadas pelas tecnologias. O trabalho inicia-se com uma contextualização histórica sobre o surgimento e a evolução das TDIC, passando pelo processo de modernização tecnológica e pelas políticas públicas voltadas à sua implementação nas escolas. Em seguida, analisa-se a importância de sua utilização consciente e planejada, destacando o papel do educador como mediador fundamental nesse processo. Como resultado, a pesquisa aponta que, quando bem integradas ao currículo e mediadas por práticas pedagógicas intencionais, as TDIC contribuem significativamente para o engajamento dos discentes e para o desenvolvimento de competências cognitivas, críticas e comunicativas. Conclui-se que há a necessidade de fomentar novas abordagens teóricas e metodológicas sobre o tema, com vistas a ampliar a eficácia do uso das tecnologias no ensino.

Biografia do Autor

Alexsandra Aparecida Smaleski Princival, UniCesumar

Graduada em Pedagogia pela Universidade Cesumar (2023) e com formação no Ensino Médio pelo Colégio Estadual Doutor Afonso Alves de Camargo (2018). Possui experiência na área de Educação, com atuação voltada para práticas pedagógicas e desenvolvimento educacional.

Dean Gomes de Oliveira, UniCesumar

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com doutorado sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid, Espanha. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Licenciado em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e graduado em Pedagogia pelo Centro Educacional Integrado (CEI). Professor na UNESPAR – Campus Apucarana, na UniCesumar e docente concursado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS).

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Publicado

2025-11-19

Como Citar

Princival, A. A. S., & Oliveira, D. G. de. (2025). As tecnologias digitais de informação e comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre os benefícios do seu uso no âmbito da disciplina de Geografia. Iniciação Científica Cesumar, 27, 254–265. https://doi.org/10.17765/2176-9192.2025v27e13628

Edição

Seção

Espaço Institucional de Pesquisa