Os Resultados da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Relação com Práticas de Melhoria da Qualidade nas IES
Palavras-chave:
Comissão Própria de Avaliação, Qualidade de ensino, Educação Superior.
Resumo
Este trabalho teve como objetivo fazer uma pesquisa sobre a CPA (Comissão Própria de Avaliação), em uma Instituição de Ensino Superior localizada no estado do Paraná, sob a perspectiva de coordenadores de curso e a relação desta avaliação com as práticas de melhoria de qualidade na IES. Esse trabalho se justifica, pois a CPA é parte de avaliação institucional, que tem suas diretrizes estabelecidas pelo MEC, e tem se firmado como um importante veículo interno para construção e busca da qualidade. Portanto, foi realizado um levantamento com 31 coordenadores, salientando a parte acadêmica da CPA, bem como sua importância para o curso, seu processo, os movimentos de socialização dos resultados e as mudanças efetuadas a partir dos resultados. O resultado mostrou que 1/3 dos coordenadores afirmaram faltar informações do resultado geral da CPA e que o um ranking dos professores foi elaborado somente pela visão do aluno. Nesse sentido, foi observado, por meio das respostas que faltou um fórum para discussão dos resultados e planejamento de divulgação dos dados por parte da CPA.
Publicado
2012-05-29
Edição
Seção
Artigos de Iniciação Científica
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.