Os Resultados da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Relação com Práticas de Melhoria da Qualidade nas IES

Autores

  • Valdecir Bertoncello Centro Universitário de Maringá - CESUMAR

Palavras-chave:

Comissão Própria de Avaliação, Qualidade de ensino, Educação Superior.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo fazer uma pesquisa sobre a CPA (Comissão Própria de Avaliação), em uma Instituição de Ensino Superior localizada no estado do Paraná, sob a perspectiva de coordenadores de curso e a relação desta avaliação com as práticas de melhoria de qualidade na IES. Esse trabalho se justifica, pois a CPA é parte de avaliação institucional, que tem suas diretrizes estabelecidas pelo MEC, e tem se firmado como um importante veículo interno para construção e busca da qualidade. Portanto, foi realizado um levantamento com 31 coordenadores, salientando a parte acadêmica da CPA, bem como sua importância para o curso, seu processo, os movimentos de socialização dos resultados e as mudanças efetuadas a partir dos resultados. O resultado mostrou que 1/3 dos coordenadores afirmaram faltar informações do resultado geral da CPA e que o um ranking dos professores foi elaborado somente pela visão do aluno. Nesse sentido, foi observado, por meio das respostas que faltou um fórum para discussão dos resultados e planejamento de divulgação dos dados por parte da CPA.

Biografia do Autor

Valdecir Bertoncello, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Diretor de Pós-Graduação do CESUMAR – Centro Universitário de Maringá; E-mail: valdecir@cesumar.br

Downloads

Publicado

2012-05-29

Como Citar

Bertoncello, V. (2012). Os Resultados da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Relação com Práticas de Melhoria da Qualidade nas IES. Iniciação Científica Cesumar, 14(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/2330

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica