O papel social da Educação Física frente ao problema da obesidade na infância e adolescência
Palavras-chave:
educação física, sociedade, obesidade, infância/adolescênciaResumo
Diversos estudos têm demonstrado o aumento do índice de obesidade na população em geral. Os costumes contemporâneos têm favorecido este aumento principalmente no caso de crianças e adolescentes, tendo em vista que suas atividades não são equivalentes às praticadas por gerações anteriores. Para tanto, este estudo, de cunho bibliográfico, efetuou uma análise sobre a contribuição da Educação Física e a sociedade, retratando principalmente, seu papel no âmbito escolar. No segundo capítulo, discorremos sobre a obesidade como um problema social, mostrando alguns conceitos, causas e conseqüências sobre este mal, considerando hoje como uma epidemia. Em seguida, no capítulo três, demos ênfase à obesidade na infância e na adolescência, analisando os períodos onde ocorre e os riscos causados pelo excesso de peso em tenra idade. por fim, analisamos o papel social da Educação Física em relação ao problema da obesidade na infância e adolescência, discorrendo sobre a Educação Física na escola e fora dela, com um papel de intervenção e transformação em nossa sociedade. Consideramos, portanto, que a Educação Física no ambiente escolar desempenha papel formativo e informativo de destacada relevância social, pois trata de temas imprescindíveis à aquisição de hábitos saudáveis que poderão contribuir no usufruto de uma melhor qualidade de vida.Downloads
Publicado
2007-07-17
Como Citar
Lima, C. A. C. de, & Oliveira, A. A. B. de. (2007). O papel social da Educação Física frente ao problema da obesidade na infância e adolescência. Iniciação Científica Cesumar, 3(1), 39–46. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/36
Edição
Seção
Artigos de Iniciação Científica
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