Fotojornalismo e Violência: Filtros Noticiosos, Técnicas de Composição e Linguagem da Representação de Acidentes Urbanos

Autores

  • Gabriela Sanches de Lima Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

identes Urbanos, Fotojornalismo, Retórica da Imagem, Violência

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as técnicas composicionais das imagens de violência publicadas nos jornais Folha de S. Paulo e Primeira Página, especialmente aquelas vinculadas aos Acidentes Urbanos. Com base na metodologia da retórica da imagem de Umberto Eco, analisaremos a construção de sentido a partir do estudo dos filtros ideológicos presentes nas imagens e do processo de midiatização que permeia o processo de construção da notícia. A análise se delimita nos jornais publicados nos meses de março a agosto de 2014 com as respectivas edições dominicais. Entenderemos o processo de construção de sentido da fotografia que coloca a categoria de Acidentes Urbanos como uma forte representante de significado da violência para o jornal Primeira Página e como o jornal Folha de S. Paulo aborda imageticamente os acidentes que ocorrem na região de São Paulo, e também no Brasil, fazendo com que este tema tenha baixa representatividade no conceito de violência.

Biografia do Autor

Gabriela Sanches de Lima, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

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Publicado

2015-11-18

Como Citar

Lima, G. S. de. (2015). Fotojornalismo e Violência: Filtros Noticiosos, Técnicas de Composição e Linguagem da Representação de Acidentes Urbanos. Iniciação Científica Cesumar, 17(2), 159–172. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/4216