Fotojornalismo e Violência: Filtros Noticiosos, Técnicas de Composição e Linguagem da Representação de Acidentes Urbanos

Autores/as

  • Gabriela Sanches de Lima Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho

Palabras clave:

identes Urbanos, Fotojornalismo, Retórica da Imagem, Violência

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as técnicas composicionais das imagens de violência publicadas nos jornais Folha de S. Paulo e Primeira Página, especialmente aquelas vinculadas aos Acidentes Urbanos. Com base na metodologia da retórica da imagem de Umberto Eco, analisaremos a construção de sentido a partir do estudo dos filtros ideológicos presentes nas imagens e do processo de midiatização que permeia o processo de construção da notícia. A análise se delimita nos jornais publicados nos meses de março a agosto de 2014 com as respectivas edições dominicais. Entenderemos o processo de construção de sentido da fotografia que coloca a categoria de Acidentes Urbanos como uma forte representante de significado da violência para o jornal Primeira Página e como o jornal Folha de S. Paulo aborda imageticamente os acidentes que ocorrem na região de São Paulo, e também no Brasil, fazendo com que este tema tenha baixa representatividade no conceito de violência.

Biografía del autor/a

Gabriela Sanches de Lima, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Publicado

2015-11-18

Cómo citar

Lima, G. S. de. (2015). Fotojornalismo e Violência: Filtros Noticiosos, Técnicas de Composição e Linguagem da Representação de Acidentes Urbanos. Iniciação Científica Cesumar, 17(2), 159–172. Recuperado a partir de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/4216