A informática como ferramenta de auxílio na inclusão do portador de paralisia cerebral: um estudo de caso

Autores/as

  • Cilmara Akiko Ruiz CESUMAR
  • Ludhiana Bertoncello CESUMAR

Palabras clave:

educação especial, paralisisa cerebral, tecnologi de informações

Resumen

Este trabalho foi realizado com uma aluna portadora de Paralisia Cerebral, inserida na escola regular, com o objetivo de propor a utilização da informática como meio para auxiliá-la no seu aprendizado, na educação infantil, mais especificamente, no ensino pré-escolar. Juntamente com a pesquisa bibliográfica, foi desenvolvido um aplicativo para facilitar a aprendizagem da aluna portadora, e, para que dentro de suas necessidades fossem elaboradas atividades que posteriormente foram aplicadas com o uso do computador. Através destas atividades, pôde-se auxiliar a escola a atender esta criança, respeitando sua singularidade e contribuindo para o seu desenvolvimento e integração com a sociedade.

Biografía del autor/a

Cilmara Akiko Ruiz, CESUMAR

Aluna regularmente matriculada no Curso de Especialização (Lato-Sensu) em Informática Educacional do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR

Ludhiana Bertoncello, CESUMAR

Docente do Curso de Pós-Graduação (Lato-Sensu) em Informática Educacional, Orientadora do Projeto.

Publicado

2007-07-17

Cómo citar

Ruiz, C. A., & Bertoncello, L. (2007). A informática como ferramenta de auxílio na inclusão do portador de paralisia cerebral: um estudo de caso. Iniciação Científica Cesumar, 4(1), 37–48. Recuperado a partir de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/48

Número

Sección

Artigos Originais