Imagens da África do Sul no Cinema: Contribuições da Análise Fílmica na Educação Escolar

  • Delton Aparecido Felipe UEM
  • Teresa Kazuko Teruya UEM
Palavras-chave: Educação, Linguagem cinematográfica, Apartheid, Estudos culturais, Education, Cinematographic language, Cultural studies.

Resumo

Este trabalho apresenta uma leitura crítica do conteúdo de um filme que trata do preconceito racial. Busca responder à seguinte questão: de que maneira o cinema, ao mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais, pode contribuir para formar professores mais preparados e capazes de lidar com o racismo e o preconceito na sala de aula? Neste sentido, foi selecionado o filme: “Sarafina o som da liberdade”, como fonte de pesquisa, com o objetivo de investigar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos da África, a fim de propor uma metodologia de análise fílmica com base nos Estudos Culturais. A utilização do filme na escola, nesta perspectiva, pode ampliar a nossa compreensão da lógica da dominação pela segregação racial e contribuir para mobilizar ações de valorização e de reconhecimento da história e cultura africana e afro-descendente.

Biografia do Autor

Delton Aparecido Felipe, UEM
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM.
Teresa Kazuko Teruya, UEM
Docente do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM.
Publicado
2008-06-26
Seção
Artigos Originais