Imagens da África do Sul no Cinema: Contribuições da Análise Fílmica na Educação Escolar

Autores

  • Delton Aparecido Felipe UEM
  • Teresa Kazuko Teruya UEM

Palavras-chave:

Educação, Linguagem cinematográfica, Apartheid, Estudos culturais, Education, Cinematographic language, Cultural studies.

Resumo

Este trabalho apresenta uma leitura crítica do conteúdo de um filme que trata do preconceito racial. Busca responder à seguinte questão: de que maneira o cinema, ao mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais, pode contribuir para formar professores mais preparados e capazes de lidar com o racismo e o preconceito na sala de aula? Neste sentido, foi selecionado o filme: “Sarafina o som da liberdade”, como fonte de pesquisa, com o objetivo de investigar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos da África, a fim de propor uma metodologia de análise fílmica com base nos Estudos Culturais. A utilização do filme na escola, nesta perspectiva, pode ampliar a nossa compreensão da lógica da dominação pela segregação racial e contribuir para mobilizar ações de valorização e de reconhecimento da história e cultura africana e afro-descendente.

Biografia do Autor

Delton Aparecido Felipe, UEM

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Teresa Kazuko Teruya, UEM

Docente do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Downloads

Publicado

2008-06-26

Como Citar

Felipe, D. A., & Teruya, T. K. (2008). Imagens da África do Sul no Cinema: Contribuições da Análise Fílmica na Educação Escolar. Iniciação Científica Cesumar, 10(1), 35–41. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/693

Edição

Seção

Artigos Originais