REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS PARA A ENTRADA DA CRIANÇA NA ESCRITA

  • Lélia Erbolato Melo Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Reflexões, Alternativas, Entrada, Criança, Escrita.

Resumo

Neste artigo, a intenção é refletir sobre alternativas para a entrada da criança na escrita. Neste sentido, o objetivo principal é enfatizar a importância da experiência emocional da criança, diante do livro de história, e a relação especial que se estabelece entre a criança e o adulto, na medida em que se abre um espaço para percepções, conhecimentos e emoções na fase inicial da escrita. Os resultados são apresentados e discutidos em exemplos extraídos de pesquisa realizada.

Biografia do Autor

Lélia Erbolato Melo, Universidade de São Paulo (USP)
Doutorado em Linguística Geral/Sorbonne, Paris, França. Livre-Docente em Psicolinguística, Departamento de Linguística na Universidade de São Paulo (USP),

Referências

ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S.; MYRINK-SABINSON, M. L. T. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas, SP: Associação de Leitura do Brasil (ALB); Mercado de Letras, 1997.

BAKHTIN, M. (V.N. Volskinov). Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BRUNER, J.S. Car la culture donne forme à l’esprit. Tradução de Yves Bonin. Paris: Eshel, 1991.

CHAUVEAU, G. et al. L’enfant apprenti lecteur. L’ entrée dans le système écrit. Paris: Harmattan, 1993.

DIATKINE, R. Les jeunes enfants et les livres. La psychiatrie de l’enfant. Paris: PUF, v.XXIX, fasc.2, 1998, p. 319-337.

FIJALKOW, J. (Org.). L’entrée dans l’écrit. Toulouse: Presses Universitaires du Mirail, 1996.

FURNARI, E. A pedra no caminho. Esconde-Esconde. 4. ed. São Paulo: Ática, 1984, p. 2-3.

KATO, M. A. Estudos em alfabetização. Campinas, SP: Pontes; Ed. da Universidade de Juiz de Fora, 1997.

LABOV, W. La transformation du vécu à travers la syntaxe narrative. Le parler ordinaire, la langue des ghettos noirs des États-Unis. Paris: Minuit, 1978.

MASSENET, J.; JEANJEAN, M.E. Premiers pas dans l’écrit à l’école maternelle. In: CHAUVEAU, G. et al. L’enfant apprenti lecteur. L’entrée dans le système écrit. Paris: Harmattan, 1993.

MELO, L. E. Em busca de alternativas para a entrada da criança na escrita. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2003.

PRETI, D.; URBANO, H. (Org.). A linguagem falada culta na cidade de São Paulo. São Paulo: T. A. Queiroz; Fapesp, 1990.

REGO, R. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD, 1990.

SCARPA, E.M. Aquisição de linguagem e aquisição da escrita: Continuidade ou ruptura? Estudos Linguísticos. In: ANAIS DE SEMINÁRIOS DO GEL, 14., Campinas, SP. Anais... Unicamp; Gel, 1987.

Publicado
2018-12-11