REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS PARA A ENTRADA DA CRIANÇA NA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.17765/1518-1243.2018v20n2p163-169Palabras clave:
Reflexões, Alternativas, Entrada, Criança, Escrita.Resumen
Neste artigo, a intenção é refletir sobre alternativas para a entrada da criança na escrita. Neste sentido, o objetivo principal é enfatizar a importância da experiência emocional da criança, diante do livro de história, e a relação especial que se estabelece entre a criança e o adulto, na medida em que se abre um espaço para percepções, conhecimentos e emoções na fase inicial da escrita. Os resultados são apresentados e discutidos em exemplos extraídos de pesquisa realizada.Citas
ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S.; MYRINK-SABINSON, M. L. T. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas, SP: Associação de Leitura do Brasil (ALB); Mercado de Letras, 1997.
BAKHTIN, M. (V.N. Volskinov). Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BRUNER, J.S. Car la culture donne forme à l’esprit. Tradução de Yves Bonin. Paris: Eshel, 1991.
CHAUVEAU, G. et al. L’enfant apprenti lecteur. L’ entrée dans le système écrit. Paris: Harmattan, 1993.
DIATKINE, R. Les jeunes enfants et les livres. La psychiatrie de l’enfant. Paris: PUF, v.XXIX, fasc.2, 1998, p. 319-337.
FIJALKOW, J. (Org.). L’entrée dans l’écrit. Toulouse: Presses Universitaires du Mirail, 1996.
FURNARI, E. A pedra no caminho. Esconde-Esconde. 4. ed. São Paulo: Ática, 1984, p. 2-3.
KATO, M. A. Estudos em alfabetização. Campinas, SP: Pontes; Ed. da Universidade de Juiz de Fora, 1997.
LABOV, W. La transformation du vécu à travers la syntaxe narrative. Le parler ordinaire, la langue des ghettos noirs des États-Unis. Paris: Minuit, 1978.
MASSENET, J.; JEANJEAN, M.E. Premiers pas dans l’écrit à l’école maternelle. In: CHAUVEAU, G. et al. L’enfant apprenti lecteur. L’entrée dans le système écrit. Paris: Harmattan, 1993.
MELO, L. E. Em busca de alternativas para a entrada da criança na escrita. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2003.
PRETI, D.; URBANO, H. (Org.). A linguagem falada culta na cidade de São Paulo. São Paulo: T. A. Queiroz; Fapesp, 1990.
REGO, R. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD, 1990.
SCARPA, E.M. Aquisição de linguagem e aquisição da escrita: Continuidade ou ruptura? Estudos Linguísticos. In: ANAIS DE SEMINÁRIOS DO GEL, 14., Campinas, SP. Anais... Unicamp; Gel, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.