PERCEPÇÕES SOBRE GRAFFITI: ARTE OU VANDALISMO?

Palavras-chave: Letramento crítico, Ensino de inglês, Graffiti, Linguística aplicada

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar e discutir uma proposta de atividade didática que abarcou duas possibilidades: o Letramento Crítico e a pesquisa. Como proposta de Letramento Crítico, foi desenvolvida uma sequência didática utilizando como tema o graffiti para além da dicotomia percebida como arte ou vandalismo por três alunas do Curso de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. Para alcançar os objetivos da pesquisa de paradigma qualitativo, foram realizadas entrevistas estruturadas com as participantes sobre suas percepções e conflitos em relação ao tema da atividade didática proposta em forma de debate. A partir da discussão dos resultados foi levantado um questionamento: “Como o graffiti pode servir como agente transformador na vida desses alunos a fim de empoderá-los a partir da sala de aula? ” A princípio a pesquisa foi pensada para alunos do curso de extensão da Faculdade de Letras (FALE/UFMG) e pretende-se estendê-la para a rede pública de ensino tendo como produto final uma oficina de graffiti e demais considerações relativas à área da linguística aplicada.

Biografia do Autor

Giulia Soster Caminha, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduanda em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora de inglês no curso de extensão da faculdade de letras CENEX/FALE. Participa do Grupo de Pesquisa em Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação, registrado no CNPq, e suas pesquisas concentram-se na área de Ensino Crítico de Inglês.

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Publicado
2018-12-11