PROFESSORES E HABILIDADES SOCIAIS: UM OLHAR A PARTIR DO PROGRAMA DE QUALIDADE DA INTERAÇÃO ESCOLAR

Palavras-chave: Habilidades sociais, Intervenção, Relação professor-aluno

Resumo

O trabalho do professor mostra-se composto por além de uma prática curricular, mas também uma reflexão sobre como o fazem. Este trabalho objetiva descrever e analisar os efeitos do Programa de Qualidade de Interação Escolar (PQIE) sobre as Habilidades Sociais de professores. Participaram do estudo sete professores do ensino fundamental anos iniciais (3º, 4º e 5º anos). O estudo desdobrou-se em cinco etapas a saber: divulgação e inscrições, seleção dos participantes, coleta de dados do pré-teste, realização da intervenção e coleta de dados do pós-teste. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Inventário de Habilidades Sociais (IHS), respondido pelos professores participantes. Os dados de comparação do pré e pós-teste identificaram aumento nos escores gerais e fatoriais de habilidades sociais após a intervenção, com destaque para o fator de enfrentamento e autoafirmação com risco. Os dados corroborados com outros estudos permitem levantar a influência e importância das habilidades sociais na qualidade da relação professor-aluno. Estudos futuros com uma amostra maior e com possíveis comparações entre grupo (grupo experimental e grupo controle) são desejáveis a fim de identificar outras variáveis que permeiam as habilidades sociais na relação professor-aluno.

Biografia do Autor

Graciane Barboza da Silva, Universidade Paranaense - UNIPAR
Mestre Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGEFB em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Francisco Beltrão (PR), Brasil . Docente do Curso de Psicologia da Universidade Paranaense- UNIPAR Campus de Francisco Beltrão (PR), Brasil.
Thais Cristina Guststein Nazar, Universidade Paranaense - UNIPAR
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE na Universidade Federal do Paraná - UFPR Curitiba (PR), Brasil . Docente do Curso de Psicologia da Universidade Paranaense -UNIPAR Campus de Francisco Beltrão (PR), Brasil.
Beatriz Fátima Rigo, Universidade Paranaense -UNIPAR
Graduada em Psicologia pela Universidade Paranaense -UNIPAR Campus de Francisco Beltrão(PR), Brasil.

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Publicado
2020-12-21
Seção
Artigos Originais