O compartilhamento de conhecimento pelos professores da APAE de Douradina, no período da pandemia

  • Renata Cervinhani Universidade Cesumar - UNICESUMAR
  • Cacilda Veronesi Jaloto dos Santos Universidade Cesumar - UNICESUMAR
  • Leticia Fleig Dal Forno Universidade Cesumar - UNICESUMAR https://orcid.org/0000-0002-3102-8757
Palavras-chave: Compartilhamento de conhecimento, Trabalho pedagógico, Ensino remoto, APAE

Resumo

Dentro de um cenário pandêmico de saúde pública, que mexeu com toda a estrutura educacional desenvolvida habitualmente, identificou-se a necessidade de transferir a educação do formato presencial, para o modelo de ensino remoto emergencial. As instituições de ensino foram levadas a buscar e transferir conhecimentos de forma rápida e precisa para poder oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos. Desta forma o presente trabalho, busca avaliar os contributos do compartilhamento de conhecimento no desenvolvimento do trabalho dos professores da Escola Nossa Senhora das Graças, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Douradina (APAE Douradina), frente aos desafios de adaptar a educação especial para o formato não presencial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza mista, com objetivos exploratórios sequenciais, utilizando-se de um estudo de caso. Para a coleta de dados, foi conduzido um questionário estruturado, encaminhado de forma digital para os docentes da instituição de ensino, e uma observação participativa com roteiro organizado. A análise dos resultados, identificou as formas de compartilhamento de conhecimento, utilizadas durante o período de ensino remoto emergencial, no recorte temporal do ano letivo de 2020. Foi possível verificar a importância das medidas adotadas pela instituição de ensino, para facilitar o compartilhamento de conhecimento entre os professores, e em contrapartida o envolvimento dos mesmos, com os novos conhecimentos adquiridos e a aplicabilidade em seu trabalho pedagógico. Os resultados apresentados demonstram a satisfação dos profissionais quanto ao trabalho colaborativo da APAE de Douradina.

Biografia do Autor

Renata Cervinhani, Universidade Cesumar - UNICESUMAR
Pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Clinica - departamento Centro Técnico de Educação Superior do Oeste Paranaense, Umuarama (PR), Brasil
Cacilda Veronesi Jaloto dos Santos, Universidade Cesumar - UNICESUMAR
Mestranda do Curso de Pós Graduação Strico Senso em Gestão do Conhecimento da Universidade Cesumar - UNICESUMAR. Diretora Pedagógica da Escola de Educação Básica Diogo Zuliani, Maringá (PR), Brasil.
Leticia Fleig Dal Forno, Universidade Cesumar - UNICESUMAR
Docente no Mestrado Interdisciplinar em Gestão do Conhecimento nas Organizações na Universidade Cesumar. (UNICESUMAR). Docente no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Cesumar. Doutora pelo Programa de Doutoramento em Educação- Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa (2015).

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Publicado
2022-12-26
Seção
Artigos Originais