O Uso da TV Pendrive nas Escolas Públicas

  • Antonio Claudemir de Melo Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Ludhiana Bertoncello Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Valdecir Bertoncello Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Docência, TV Pendrive, TIC.

Resumo

O foco desta pesquisa foi verificar como está o uso da tecnologia da TV Pendrive pelos professores de Geografia da Rede Estadual do Paraná, nos colégios onde lecionam, com o objetivo de compreender a importância atribuída ao recurso como um material didático que ampliou o leque de intenções pedagógicas. Estas incluíram verificar o grau de inclusão digital dos professores pesquisados, identificando o acesso e suporte tecnológico dos quais dispõem em seu cotidiano e de que forma as tecnologias de informação e comunicação têm contribuído para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. A pesquisa de campo se pautou em entrevistas com 23 professores da área de Geografia de quatro escolas da Rede Pública Estadual de Maringá. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com questões fechadas e abertas. Da análise dos resultados resultou que o índice de professores que utilizam em suas aulas o recurso pesquisado ainda é muito pequeno, não obstante sua importância como recurso didático que pode oferecer grandes vantagens para o processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Antonio Claudemir de Melo, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Pos-graduado em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: claudemirmello@hotmail.com
Ludhiana Bertoncello, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Docente e Diretora de Pesquisa no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: ludhianabertoncello@gmail.com
Valdecir Bertoncello, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Docente e Diretor de Pós-Graduação no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: valdecir@cesumar.br
Publicado
2010-07-07
Seção
Artigos Originais