Publicidade baseada em geolocalização: possibilidades criativas dos usos dos sistemas locativos

  • Tiago Franklin Rodrigues Lucena UniCesumar
  • Gesiel Leachi Arruda Mota Unicesumar
Palavras-chave: Campanhas Publicitárias, Geolocalização, Maringá, Mídias Locativas.

Resumo

O número e posse de smartphones por usuários no Brasil e no Mundo cresceu exponencialmente nos últimos 10 anos e confirma a tendência da chamada era da comunicação móvel, locativa e ubíqua. Essa conexão constante permite aos usuários buscar informações sobre lugares, interagir com amigos, familiares e de experimentar um novo portal para ver TV, ler notícias, escutar música e jogar games. O mesmo aparelho vem sendo utilizado como plataforma na qual campanhas publicitárias são pensadas para acontecer. Algumas agências criam campanhas interativas que se valem dos sistemas locativos (geolocalização) ou mídias locativas, conexão com a Internet e possibilidade de interação com outros indivíduos a partir do uso de redes sociais online. Essas estratégias de comunicação são chamadas por nós como “publicidade baseada em geolocalização”. O artigo procura apresentar um panorama desse tipo de ação comunicativa ao fazer também um estudo de caso de três exemplos de sucesso no meio publicitário. Apresentamos por fim um projeto de caráter experimental para uma campanha e serviço a ser prestado na cidade de Maringá-PR que se aproveita dessa capacidade dos smartphones de estarem sempre conectados, de tirar e geolocalizar fotos e de gerar comentários numa rede social interativa e online.

Biografia do Autor

Tiago Franklin Rodrigues Lucena, UniCesumar
Docente do Mestrado em Promoção da Saúde e dos cursos de Comunicação Social e Artes Visuais do Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR); Docente temporário no curso de Comunicação e Multimeios na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Gesiel Leachi Arruda Mota, Unicesumar
Discente do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR).
Publicado
2015-11-18